imagem_305_01.jpg
Mercado de Natal chega a Fafe na próxima semana

O centro da cidade de Fafe continua animado com um vasto conjunto de iniciativas integradas no programa de Natal que se prolonga até ao final do mês.

Durante a semana, a animação de rua é uma constante, com muita música, cor e com o carrossel a fazer as delícias dos mais pequenos, mas é ao fim de semana que mais pessoas visitam a Praça 25 de Abril e participam nas atividades promovidas pela organização da responsabilidade do pelouro de Turismo e Cultura da Câmara Municipal e da Associação Empresarial de Fafe, em colaboração com a Naturfafe. O pai natal, esse faz as delícias de miúdos e graúdos. A casa da Pai Natal tem sido visitada por muitas pessoas, sendo que o imaginário do homem das barbas brancas continua a ser a casa mais procurada de Fafe, por esta altura.

Na próxima semana, chega à Praça o “Mercado de Natal” - de 19 a 21 - onde numa tenda gigante, instalada para o efeito, cerca de 15 expositores vão mostrar e vender os seus produtos. A par do mercado, haverá ainda na tenda um conjunto de atividades de animação, entre elas, teatro e musica.

O espaço onde decorrerá o “Mercado de Natal” foi também o palco escolhido para a realização do tradicional “Encontro de Coros” que, este ano, para além da mudança de local, vai ser alargado aos três dias do certame.

Já no próximo fim-de-semana, dia 14, a Praça vai ser palco do DançARA, um espetáculo de dança promovido pela Associação Ara do Bugio.

O objetivo desta programação de Natal na cidade é dar vida e cor ao centro, atraindo as pessoas e promovendo o comércio local.

Segundo Pompeu Martins, vereador da Cultura, na Câmara de Fafe, o comércio local atravessa dificuldades, cabendo ao município criar condições para atrair investidores.

“O comércio tradicional é cada vez menos procurado para fazer compras. As pessoas optam pelas grandes superfícies. Tendo em conta as dificuldades que os lojistas de rua atravessam, cabe às autarquias e associações empresariais criar condições para chamar as pessoas de novo ao comércio local”.

O programa da animação de natal já começou no passado dia 29 de novembro. A par da animação da semana, aos fins de semana tem havido sempre iniciativas para todas as pessoas, iniciativas essas que têm contado com muitos participantes. Por isso, segundo a organização, para já o balanço tem sido muito positivo.