dsa_5446.jpg
Ministro da Educação visita obras de requalificação nas Escolas em Fafe

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, esteve, esta manhã, em Fafe para visitar as obras de requalificação na Escola Secundária de Fafe e no Centro Educativo Professor Carlos Teixeira.

Em causa, estão dois dos maiores equipamentos escolares do concelho, cujas condições de funcionamento já há muito se degradaram e que necessitavam de obras estruturantes para devolver condições dignas a estudantes, docentes e funcionários.

As obras no Centro Educativo Professor Carlos Teixeira já arrancaram, estando os alunos a ter aulas em instalações provisórias, com todas as condições necessárias para o normal funcionamento. O arranque das obras na Escola Secundária de Fafe está para muito breve.

Tiago Brandão Rodrigues revelou enorme satisfação com o avanço das obras, manifestando ainda o seu agrado com o projecto desenvolvido pela Autarquia para estes dois equipamentos.

Esta visita insere-se numa ação que assinala dois anos de mandato do Governo e, hoje, aqui, em Fafe, não poderia deixar de agradecer ao Sr. Presidente da Câmara o empenho e dedicação para pôr em curso estas duas importantes obras.

Isto aconteceu também porque o Ministério da Educação teve uma iniciativa fundamental de tirar os fundos comunitários do papel e investir em mais de 150 obras por todo o país.

É de salientar o esforço e generosidade de muitas Câmaras Municipais, como a de Fafe, que trabalham em parceria connosco e alavancaram também esses fundos para poder concretizar as obras.

Para Fafe tínhamos 6 milhões de euros disponíveis e o Município majorou esse orçamento em mais 2 milhões de euros e, claro, todo o trabalho de arquitectura, implementação, fiscalização. É, por isso, de destacar o esforço desta Autarquia e a articulação importante e a relação de proximidade que mantemos.”

Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, aproveitou a ocasião para revelar a sua satisfação com estes dois grandes investimentos no concelho.

O investimento nestes dois equipamentos escolares é fundamental para o concelho e é o sinal da parceria com o Ministério da Educação e do aproveitamento de fundos comunitários.

Estes são projectos que vão permitir fazer praticamente escolas novas, uma vez que se tratam de requalificações muito profundas em ambos os equipamentos.

É um investimento positivo. Estamos a investir na qualidade das instalações que se repercutirá, naturalmente, na melhoria da qualidade do ensino em Fafe. Sabemos que, por muito boa vontade que os agentes educativos tenham no seu dia a dia para contribuir para um ensino de qualidade, as instalações melhoradas e com todas as condições necessárias, ajudam muito também.”

O autarca revelou ainda que a Câmara Munciipal está articular esforços para poder, em ambos os equipamentos, requalificar os pavilhões desportivos, que não estão, para já, integrados na obra.

Estas duas escolas, acolhem, no total, cerca de 2400 alunos, estando em funcionamento desde da década de 80.

Num investimento total de cerca de oito milhões de euros, estas empreitadas compreendem a ampliação e requalificação das unidades existentes.

O Ministro da Educação e do Desporto, Tiago Brandão Rodrigues, aproveitou o fim da visita a Fafe para felicitar as atletas da equipa feminina de futsal da Escola Professor Carlos Teixeira que se sagraram campeãs regionais e obtiveram o 3º lugar no campeonato nacional, e assistiu ainda a uma atuação da Secção de Patinagem Artística do Grupo Nun'Álvares e outro momento de dança da Academia de Dança do Nun'Álvares.