No próximo sábado, 80 caçadores vão participar na Montaria ao Javali, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Fafe, em colaboração com a Associação de Caça e Pesca Montes de Fafe e com o Clube de Caça e Pesca de Fafe.
Depois de abrirem as inscrições, rapidamente foi atingido o número máximo de participantes, o que, segundo a câmara municipal, revela a importância que uma iniciativa como esta tem num concelho tradicionalmente ligado à caça.
“O número máximo de inscrições foi rapidamente atingido. No próximo sábado teremos 80 caçadores a participar na Montaria, mostrando o interesse que este tipo de iniciativas tem, num concelho onde existem mais de três mil caçadores. Ao criarmos este tipo de iniciativas estamos, por um lado, a mostrar a importância que têm num concelho muito virado para o turismo e em que a caça pode ser uma forma de atrair visitantes e, por outro, estamos a criar um momento de lazer e convívio entre os amantes da caça”, explicou a vereadora do ambiente, Helena Lemos.
Tendo em conta, a importância que a caça tem no concelho, a autarquia tem vindo a desenvolver um trabalho conjunto com os caçadores no sentido de criar as melhores condições para quem pratica este desporto.
“A caça precisa da colaboração de todos. Espero que o relacionamento entre autarquia e caçadores se mantenha porque só assim conseguiremos um bom trabalho”, disse a vereadora.
Ao todo, são disponibilizadas seis matilhas de cães. O local escolhido para a realização da caçada já está definido, no entanto, não pode ser revelado, como ditam as regras.
No próximo sábado, a Montaria ao Javali começa bem cedo, pelas 8h00, com a concentração dos caçadores na camara municipal onde será servido o pequeno almoço e realizado o sorteio das portas. Às 10H30 inicia-se deslocação a mancha onde decorrerá a montaria que se prolonga até à tarde.
O dia termina com um jantar convívio, a partir das 17H00.