parque-da-cidade.jpg
Município de Fafe adere à iniciativa 'Vamos Plantar Portugal'

No âmbito da Semana da Reflorestação Nacional, iniciativa do Movimento Plantar Portugal, que decorre entre os dias 15 e 30 de Novembro, a Câmara Municipal de Fafe promove, amanhã, uma ação de plantação de árvores em dois espaços do concelho.

A iniciativa conta com a presença de cerca de 400 alunos de todos os agrupamentos de escolas do concelho que, no total, vão plantar mais de 1250 árvores.

Na manhã de quarta-feira, cerca de 250 alunos do 4º ano vão plantar 12 árvores no Parque da Cidade, espaço que está a ser, gradualmente, requalificado e modernizado.

À tarde, é a vez dos alunos do 2º e 3º ciclo plantarem cerca de 1250 árvores na Quinta do Confurco.

Helena Lemos, Vereadora do Ambiente, destaca a importância desta iniciativa na sensibilização e consciencialização ambiental.

“Voltamos aderir ao movimento Plantar Portugal, este ano com a Campanha de Reflorestação Nacional, porque considerarmos que faz todo sentido lembrar a importância da preservação da floresta e das espécies autóctones, especialmente este ano, em ardeu uma área tão significativa no nosso concelho.

Ao convidarmos a comunidade escolar a participar estamos a sensibilizar os mais novos para a temática da proteção do meio ambiente e, de uma forma divertida e educativa, consolidar os conceitos transmitidos na sala de aula e ao mesmo tempo aproximar as nossas crianças dos espaços verdes e florestais que dispomos no nosso concelho.

A iniciativa decorre em duas fases uma para os mais novos no Parque da Cidade, com o conceito 'Adote uma Árvore', em que cada turma fará a respetiva plantação e registo dessa ação, o que permitirá acompanhar o crescimento e desenvolvimento da espécie, ao longo dos anos, no nosso Parque, incentivando assim todos a usufruir deste espaço verde cada vez mais aprazível.

A segunda fase, com alunos do 2º e 3º ciclos, decorrerá num espaço florestal arborizado, a Quinta do Confurco, com a plantação de 1250 Carvalhos (Quercus robur) para substituição das espécies que não tiveram sucesso na primeira plantação. Assim, pretendemos sensibilizar os alunos para a importância da manutenção e proteção desta espécie autóctone, da biodiversidade do ordenamento florestal para a proteção dos recurso naturais.”