imagem_1141_0001.jpg
Município de Fafe adere à Semana Europeia da Mobilidade e Segurança

A Câmara Municipal de Fafe comemorou, hoje, o arranque do mês da Mobilidade, com uma iniciativa muito especial, que constitui um projecto piloto no nosso concelho. Durante o mês de Setembro, a Autarquia disponibiliza três bicicletas eléctricas, para os funcionários da Câmara Municipal se poderem deslocar, e uma, destinada à utilização da comunidade em geral.

Para além desta actividade, estão também planeadas outras iniciativas que vão celebrar a Mobilidade em Fafe, este ano, sob o mote “Mobilidade Inteligente. Economia Forte.”.

As comemorações têm o seu ponto alto durante a Semana da Mobilidade e Segurança, de 19 a 24 de Setembro.

Na segunda-feira, dia 19, vai ter lugar uma acção de sensibilização destinada aos comerciantes locais sobre Direitos de Autor, Direitos Conexos, Licenciamentos e Fiscalização.

No dia 20 de Setembro, está programada uma sessão de esclarecimento para os idosos e instituições do concelho, onde se vão abordar temas como a saúde e a violência contra os idosos, alertando-se os seniores para o perigo das burlas.

As iniciativas continuam na quarta-feira, desta vez destinadas aos agricultores do concelho, com sessões sobre Segurança no Manuseamento dos Equipamentos Agrícolas / Tractores.

Na quinta-feira, dia 22 de Setembro, com a celebração do Dia Europeu Sem Carros, a Câmara Municipal promove diversas actividades, durante todo o dia, na Praça 25 de Abril. De Manhã, as actividades são direccionadas para as crianças e, à tarde, para os adolescentes e seniores do concelho.

A sexta-feira, dia 23, é direccionada para os jovens. Depois de um debate sobre comportamentos aditivos na sociedade actual, terá lugar, no Parque da Cidade, um espectáculo musical. Ainda neste dia será feita a apresentação preliminar do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável do concelho.

As iniciativas culminam no sábado, com uma sessão sobre Prevenção Rodoviária e Segurança, destinada às IPSS's do concelho e às Entidades Transportadoras de Creches, Infantários e Jardins de Infância.

Durante a tarde, decorrerá uma demonstração sobre a corretca utilização das Cadeiras Auto para Bebés, no Centro de Saúde de Fafe e na Biblioteca Municipal.

Este ano, a Semana Europeia da Mobilidade pretende encorajar as autoridades locais e os cidadãos a olhar para a mobilidade sustentável e inteligente como um investimento para a Europa. A investigação mostra que, através de escolhas de mobilidade mais inteligentes, podemos contribuir de forma determinante para a economia colectiva.

“Durante o mês de Setembro, pensamos num conjunto de actividades indicadas para todas as idades, que alertam para a necessidade de uma mobilidade sustentável e que vão trazer um ritmo diferente ao tecido urbano.

Queremos promover formas de deslocação mais saudáveis e amigas do ambiente e alertar para a necessidade de promover uma mobilidade mais sustentável.

São iniciativas que o Município procura que ganhem visibilidade e que despertem consciências para as questões da mobilidade e da qualidade de vida urbana.” , revela o Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Raul Cunha.

Para o Vereador José Baptista, esta é mais uma iniciativa que procura alertar os cidadãos e promover consciencialização no que toca a uma mobilidade sustentável e amiga do ambiente.

“Este ano, iniciámos as comemorações mais cedo. Vai ser um mês repleto de actividades distintas, que culminará no dia 23 com a apresentação das primeiras directrizes e calendarização do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, que constituirá uma ferramenta fundamental para o futuro da mobilidade e transportes do concelho.

A comemoração da Semana Europeia da Mobilidade e Segurança é um dos pontos altos das actividades, em que, além das ações direccionadas para a segurança dos cidadãos, iremos mais uma vez comemorar o dia europeu sem carros, com o objectivo de promover a mobilidade sustentável e a consciencialização dos cidadãos para os benefícios que daí podem advir.”