dsa_9526a.jpg
Município de Fafe alerta idosos para risco de Burlas

Cerca de 100 idosos assistiram, esta tarde, a uma sessão de esclarecimento, promovida pelo Município de Fafe, em parceria com o Núcleo de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário do Destacamento da GNR de Fafe, sobre Segurança e Burlas.

Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, aproveitou a ocasião para “alertar para a importância da prevenção dos crimes que aqui vão ser abordados, nomeadamente as burlas.

Durante, muitos anos, as pessoas mais velhas viam GNR como uma autoridade e algo que até nos assustava. Mas devemos ter a consciência de que as forças de segurança estão do nosso lado e servem para nos ajudar e fazer com que vivamos em paz e segurança. Nunca devemos, por isso, hesitar em recorrer à GNR em situações que precisarmos.

Estas iniciativas que promovemos junto dos idosos, mas também destinadas, outras, às crianças e jovens, servem, para isso, mesmo: passar a mensagem de que as forças policiais servem para nos ajudar. Esta, em específico, é uma forma de alerta para todos os seniores, uma parte da população mais frágil, para um crime que, infelizmente, é muito recorrente.”

“Aproveito também para agradecer o envolvimento do Destacamento da GNR de Fafe nesta sessão que, no fundo, quer alertar e sensibilizar as pessoas para não se deixarem enganar. O novo Destacamento que temos, agora, em Fafe permite que tenhamos estas iniciativas de maior proximidade com a população. É uma mais valia para todo o concelho.”, rematou.

O Cabo Mendes do Destacamento da GNR de Fafe, que orientou a sessão, alertou os seniores para os cuidados que devem ter neste tipo de situação.

“Esta é uma realidade que acontece todos os dias. Felizmente, Fafe não é dos concelhos do distrito de Braga, onde se verifica maior incidência deste crime, mas é preciso que tenham noção de que os idosos são o alvo preferencial para as burlas e, por isso, todos os cuidados são poucos.”

“Esta secção que represento é recente aqui em Fafe. Nasceu graças a uma obra importantíssima para o concelho, o Destacamento Territorial da GNR de Fafe, que permitiu a vinda de novas valências, como esta, de apoio ao cidadão, e que faziam falta ao concelho de Fafe. Acredito que esta será a primeira de muitas sessões que faremos para toda a população, porque é esse o nosso objectivo: estarmos mais próximos da comunidade e ajudar.”, acrescentou.

Recorde-se que esta é uma das muitas sessões informativas que o Município de Fafe promove, direccionadas aos seniores.