810_5093.jpg
Município de Fafe apoiou mais de 350 famílias através do Programa de Emergência Social

Ao longo deste ano, o Município de Fafe, através do Programa de Emergência Social, apoiou 367 famílias carenciadas do concelho.

O Programa de Emergência Social do Município de Fafe existe há 3 anos anos e identifica as situações de resposta social mais urgentes, focando-se em medidas e soluções.

Num investimento total que ronda os 80 mil euros, este apoio destina-se a agregados familiares que vivem com muitas dificuldades, sendo-lhes atribuído um apoio para a comparticipação no pagamento de medicamentos e tratamentos clínicos, despesas correntes com luz, água e gás, mensalidades de equipamentos de apoio à infância, idosos e deficiência, e pagamento de livros e material escolar. Este programa prevê ainda o apoio em situações de calamidade.

Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, explica que “este é um programa assente na promoção e proteção de direitos de muitos que são os mais excluídos e de muitos que estão numa situação de tal desigualdade, que necessitam de medidas que possam minorar o impacto social da crise constituindo uma "almofada social" que amorteça as dificuldades que agora atravessam.

É importante que as pessoas percebam que isto não é caridade. É, sim, um direito que lhes assiste e devem, sempre que necessitarem, recorrer ao Município.

Acreditamos que é nosso dever fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para proporcionar a estas famílias um dia a dia com dignidade e conforto.”

Recorde-se que, desde 2015, a Câmara Municipal de Fafe auxiliou mais de 700 famílias em emergência social, num valor total de apoios que rondou os 223 mil euros.