810_2854a.jpg
Município de Fafe apresenta Exposição de Fotografia dedicada ao ‘ Barroco e ao Rococó’ no concelho

O Município de Fafe inaugurou, esta tarde, mais uma Exposição de Fotografia em torno do "Património Religioso – Memória e Identidade", desta feita dedicada aos estilos Barroco e o Rococó em Fafe.

As 37 fotografias em exposição dão a conhecer os vários elementos dos estilos Barroco e Rococó em nove templos fafenses: as Igrejas de Paços, Quinchães, Cepães, Vinhós, Aboim e Estorãos; e ainda as capelas de N. Sra. dos milagre (S. Gens), Capela de Sto. António (Arões Sta. Cristina) e S. José (Fafe).

A par da inauguração da exposição, foi também apresentado o terceiro fascículo "O Barroco e o Rococó em Fafe - PARTE I", que vem, assim, dar continuidade à coleção "Património Religioso: memória e identidade", que se iniciou com um fascículo dedicado aos templos de cunho românico, ao qual se seguiram os templos de influência Maneirista e Barroca, no fascículo número dois.

Pompeu Martins, Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Fafe, explicou que “Quando decidimos lançar este projeto de levantamento e divulgação do património religioso do concelho de Fafe, fizemo-lo estando conscientes de que era um dos aspetos culturais muito importantes que o nosso concelho possui e que deveria ser, em primeiro lugar, do conhecimento dos fafenses. Depois, como um elemento referenciador, com potencial turístico, para quem nos visita ter mais esta opção nas visitas que faz a Fafe.

Um agradecimento especial ao Professor do Instituto de Estudos Superiores de Fafe, José Carlos Meneses, e ao Arqueólogo João Nuno que trabalham juntos neste projeto.”

Recorde-se que a entrada na Exposição, que permanece na Biblioteca Municipal durante todo o mês, é livre. Posteriormente, a Exposição estará presente em todas as freguesias contempladas neste fascículo.