dsa_8189a.jpg
Município de Fafe aumenta o circuito de transportes urbanos da cidade

A Câmara Municipal de Fafe, celebrou, ontem, o Protocolo com ARRIVA, concessionária de vários circuitos municipais e prestadora de serviços de transportes escolares, para o alargamento do circuito de transportes urbanos na cidade.

Foram transferidos 36 mil euros para a ARRIVA, ficando o compromisso desta entidade de criar e manter até 31 de Dezembro de 2018 e a título provisório, dois circuitos de transportes de passageiros, no interior da cidade de Fafe.

O Presidente da ARRIVA, Manuel Oliveira, explicou que “esta é a renovação de um protocolo que permitiu que se criasse um circuito, agora alargado ao Bairro de Covas, na rede urbana de Fafe. É aquilo a que chamamos de circuito alargado das redes de Fafe, porque as redes inter-urbanas chegam a Fafe vindos de vários lugares e este circuito ligam os vários pontos da cidade.

Este é um circuito que já existe há cerca de cinco anos e, embora não seja economicamente sustentável, a Câmara de Fafe apoia, e muito bem, este projecto, conseguindo-se viabilizar uma solução.”

Este circuito possui um autocarro que passa, sensivelmente, de 20 em 20 minutos, em vários pontos da cidade, fazendo a ligação entre eles.

Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, referiu que este é um projecto com alguns anos que procurou criar um transporte urbano na cidade de Fafe, um apelo que já nos tinham feito. Neste protocolo, procuramos alargar as zonas abrangidas pelo transporte, de forma a que passe naqueles bairros que têm gente, sobretudo, pessoas com alguma idade, que vivem sozinhas e com alguma dificuldade em deslocar-se a pé. E este meio de transporte permite apoiar estas pessoas na sua mobilidade na cidade. “

Raul Cunha aproveitou a ocasião para “apelar a que as pessoas utilizemos transportes colectivos que são, agora, cada vez mais confortáveis e seguros e que permitem reduzir a pegada ecológica e também a pressão sobre o trânsito.”

Recorde-se que este novo circuito começa a funcionar a partir de segunda-feira.