dsa_4524a.jpg
Município de Fafe celebra Protocolo com a Cruz Vermelha Portuguesa

Foi assinado, ontem, o Protocolo entre a Câmara Municipal de Fafe e a Cruz Vermelha Portuguesa que prevê a dinamização dos Centros de Convívio nas diversas freguesias do concelho.

O acordo foi, agora renovado, tendo sido estabelecido, inicialmente, no ano 2016.

Esta parceria visa a criação e manutenção de atividades nos centros de convívio, garantindo um trabalho concertado e eficiente na promoção da cidadania e envelhecimento ativo dos residentes nas diversas freguesias.

A equipa responsável pela respectiva dinamização, UNIR (Unidade de Intervenção e Recursos), tem vindo a desenvolver diversas actividades junto dos seniores, de forma a promover o envelhecimento activo e participativo.

A UNIR tem o apoio constante da Câmara Municipal, mas também da ação de um conjunto de voluntários, de agentes locais e entidades parceiras, sempre que se considere pertinente.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Raul Cunha, este é um projeto que se justifica pela necessidade de acompanhar a comunidade sénior e promover a sua participação em atividades sócio-recreativas e culturais.

“Este projeto, desenvolvido em parceria com a Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa, assenta na vontade constante e sempre presente do Município em dar a oportunidade aos nossos séniores de envelhecerem de uma forma saudável e ativa.

Queremos que os centros de convívio tenham um leque de atividades diversificado, promovendo o envelhecimento ativo e a cidadania de todos os idosos.

Pretende-se, deste modo, prevenir a solidão e o isolamento, bem como potenciar a inclusão social e as relações interpessoais desta faixa etária.

Este trabalho tem importância reforçada pelo facto de retardar e até evitar a institucionalização dos idosos do concelho.”