logo-final.jpg
Município de Fafe desenvolve Programa para Cuidadores Informais

Município de Fafe vai promover, em Janeiro do próximo ano, a nova edição do Programa ‘Bem me Cuido, Bem te Cuido’.

Criado em 2015, o programa dirigia-se para Cuidadores Informais, tendo como objetivo cuidar daqueles que cuidam, respondendo a um conjunto de necessidades físicas, psicológicas e sociais. Na altura, o programa pretendia abranger várias áreas de ação, desenvolvendo numa primeira fase a capacitação técnica, com o apoio das CASTIIS (entidade responsável pela capacitação no Programa Psicoeducativo "Cuidar de Quem Cuida" e implementação das várias ações junto dos cuidadores informais), para a implementação dos Programas Psicoeducativos para Cuidadores Informais de pessoas com Alzheimer.

Em 2020, o Município de Fafe reativa  esta resposta,  em estreita articulação com a CIM do AVE, com  CASTIIS  e com as Instituições do Concelho, nomeadamente: ACES do Alto Ave, CSP de Antime, CSP de Medelo, ACSS de Regadas, ACR Travassós, Delegação de Fafe da Cruz Vermelha e Santa Casa da Misericórdia.  Assim, após capacitação técnica, em janeiro estarão reunidas as condições para desenvolver o 1º Programa Psicoeducativo para Cuidadores Informais de Pessoas com Demência, estando também previstas ações relacionadas com a criação de  Grupos de Ajuda Mútua, Respostas de intervenção Individual e o Gabinete de Apoio ao Cuidador.

Os cuidadores informais interessados em frequentar estes grupos poderão formalizar a sua inscrição através do preenchimento de uma ficha de inscrição disponível no site do Município de Fafe (em baixo) , devendo, depois, ser enviadas para o e-mail ssocial.instituicoes@cm-fafe.pt ou entregues no Serviço Social da Câmara de Fafe.