A Câmara Municipal de Fafe assinou, esta semana, a adenda aos contratos com a Autoridade de Gestão do PO Norte, no seguimento de candidaturas em Overbooking, que garantem um encaixe financeiro superior a 560 mil euros.
O Executivo, liderado por Raul Cunha, aproveitando o anterior quadro comunitário ON2, candidatou oito projetos, dos quais quatro já se encontram totalmente executados, existindo quatro a aguardar dotação financeira disponível.
As candidaturas que estavam já aprovadas e executadas, condicionadas apenas à existência de dotação disponível no Programa Operacional Regional do Norte, estão relacionadas com projectos na Rua Dr. José Summavielle Soares, a requalificação dos arruamentos da Portela, em Arões, a requalificação das Ruas Dr. Maximino de Matos e João XXIII e a Reabilitação Urbana do Quarteirão da Cultura.
O Overbooking resulta de investimentos que não foram utilizados, aquando a distribuição de fundos comunitários, devido a desistências da realização dos projetos ou à realização dos investimentos abaixo dos valores concedidos, cujos valores são transferidos para outros projectos candidatos.
Para o Presidente da Câmara de Fafe, Raul Cunha, “uma das prioridades desta gestão é aproveitar fortemente a captação de fundos comunitários no âmbito do novo quadro, bem como rentabilizar ao máximo projetos que ainda possam ser alvo de financiamento, mesmo que estejamos a falar de obras já executadas, como foi o caso. Uma boa gestão também significa aproveitar o máximo de financiamento para potenciar os investimentos que o Município pretende ver criados no território.”
No total, em overbooking, as oito candidaturas representam um investimento elegível de cerca de 2,6 milhões de euros e um encaixe financeiro (FEDER) na ordem de 2 milhões de euros.