A Câmara Municipal de Fafe assinou, hoje, a Carta de Compromisso de integração na Plataforma ODS local, um projeto que procura capacitar os municípios e outros agentes locais para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
A Plataforma ODS local visa monitorizar a evolução dos Municípios em relação às várias metas dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), através de indicadores de progresso construídos a partir de informação de bases de dados nacionais e dos próprios Municípios. Pretende, ainda, mapear as práticas inovadoras e sustentáveis que tanto as autarquias como a sociedade civil e as empresas estão a implementar, e medir o seu impacto.
Márcia Barros, Vereadora da Autarquia, explica que “o Município de Fafe já tem desenvolvido algumas atividades de desenvolvimento sustentável que serão complementadas, agora, com a integração na Plataforma ODS local, em consonância com os Objetivos traçados pelas Nações Unidas.
Até 2030, há uma importante trajetória a percorrer às escalas global e nacional, mas também local. E, dessa forma, é fundamental que também as Autarquias se associem a este projeto, uma vez que as ações à escala municipal farão a diferença no cumprimento dos ODS.
No difícil contexto atual que o mundo atravessa, o cumprimento destes Objetivos torna-se essencial e, através desta Plataforma, teremos a possibilidade de promover práticas mais sustentáveis e inovadoras no concelho.”
Recorde-se que são 50 os municípios que fazem parte do arranque da Plataforma ODS Local.