A canoísta fafense Marta Noval foi objeto de um voto de congratulação e louvor por parte do Executivo Municipal, na sua mais recente reunião, pelos brilhantes resultados obtidos nas últimas provas em que participou.
Natural de Fafe, Marta Noval, de 25 anos, é uma das atletas mais medalhadas do panorama nacional da canoagem.
No último fim de semana de agosto, sagrou-se campeã nacional em K1 (Kayak) e vice-campeã nacional em C1 (canoa), em seniores femininos e em representação do Clube de Canoagem da Amora, no campeonato nacional de slalom que decorreu em Melgaço.
A última prova da época contou com a participação de seis dezenas de canoístas, em representação de sete clubes nacionais.
Na semana anterior, a atleta participou na Taça de Portugal de Maratona, em Darque (Viana do Castelo), tendo averbado duas medalhas de bronze, uma em K1 e outra em K2, esta juntamente com a colega Joana Dias, numa prova que contou com a participação de mais de 400 atletas federados.
Marta Noval começou a sua carreira no Clube Náutico de Fafe, onde permaneceu vários anos, até se transferir para o Clube de Canoagem da Amora.
Ao longo dos anos tem participado em provas internacionais, tendo obtido um terceiro lugar no campeonato do mundo de canoagem.