810_4191a.jpg
Município de Fafe promove campo de férias para crianças do 1º ao 3º ciclo

O Município de Fafe está a promover mais uma edição das Férias Desportivas e Culturais para as crianças do concelho. Cerca de 235 crianças participam, neste momento, na edição 2018 das Férias Desportivas, que decorrem de 25 de Junho até 3 de Agosto.

Esta iniciativa resulta de uma parceria com o Lions Clube de Fafe e o Rotary Club de Fafe, nomeadamente através dos seus elementos mais jovens que integram os Leo Club de Fafe o Interact Club de Fafe.

Durante este período, as crianças, acompanhadas por 36 monitores, têm participado em várias actividades desportivas – andebol, babminton, basquetebol, voleibol, ping-pong, futebol, karaté, voleibol, futsal, natação e, até, desportos de natureza – e culturais e lúdicas - teatro, cinema, dança, visitas orientadas a museus e artes plásticas.

As várias actividades têm sido desenvolvidas em articulação com várias associações do concelho, na área do desporto e da cultura, decorrendo muitas destas nos vários equipamentos municipais disponíveis: multiusos, parque da cidade, jardim do calvário, piscina, casa da cultura, biblioteca, teatro-cinema.

Mais de 50 crianças participaram, pela primeira vez, nas Festas do Concelho, nomeadamente nas Marchas Luminosas, num carro alegórico alusivo ao universo Disney.

As exibições de cinema, realizadas todas as quintas-feira, com sessões às 10:30 e 14:30, levaram à Sala Manoel de Oliveira mais de 1300 espectadores infantis e juvenis.

A convite da organização, as crianças participaram também em vários workshops do Eco-Festival Terra-Mãe.

Durante uma semana, as crianças aproveitaram o verão num parques aquáticos de Fafe.

Numa das ações, designada “Descubra Fafe”, as crianças visitaram o Museu do Automóvel, o Museu da Imprensa, o Museu das Migrações e das Comunidades, o Arquivo Municipal e o Jardim do Calvário.

Como as Férias Desportivas e Culturais funcionam entre as 09:00 e as 18:00, as crianças participantes almoçam na cantina da EB 2,3 de Montelongo e os encarregados de educação assumem os encargos com o almoço, em função do escalão da ação social escolar.

Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, considera que “as férias desportivas e culturais são uma oportunidade para promover o encontro e convívio entre crianças e jovens e dinamizar as férias escolares com actividades lúdicas e divertidas.

Durante o período em que se desenvolve o programa das férias desportivas e culturais, os pais podem tranquilamente confiar os seus filhos à guarda dos monitores, e, por seu lado, as crianças e jovens podem vivenciar uma série de experiências gratificantes e enriquecedoras".