grupo-recreativo-de-ardegao.jpg
MUNICÍPIO DE FAFE PROMOVE O XXXII ENCONTRO DE CANTADORES DE REIS EM 22 DE JANEIRO

A Câmara Municipal de Fafe, através do seu Pelouro da Cultura, organiza o XXXII Encontro de Cantadores de Reis do Concelho visando, como habitualmente, reviver a tradição e estimular a defesa do património cultural que são os cantadores de reis, promovendo a sua recolha e recriação.

O objetivo final da iniciativa é a apresentação das reisadas nas suas formas mais genuínas e autênticas, concretizadas na antiguidade dos cantares, na riqueza dos trajes e na adequação dos instrumentos.

O Encontro realizar-se-á no dia 22 de janeiro de 2017 (domingo), a partir das 15h00, em vários locais da cidade.

Numa primeira fase e à semelhança do ano anterior, haverá uma eliminatória, com uma actuação em local a definir, para a selecção de seis finalistas. A final realizar-se-á pelas 17h00, no Pavilhão Multiusos.

As inscrições decorrem até ao dia 13 de Janeiro de 2017, na Casa Municipal de Cultura ou através do endereço de email: decd@cm-fafe.pt.

Podem participar grupos de cantadores de reis ligados a associações e coletividades do concelho, que se deverão fazer acompanhar por trajes, adereços e instrumentos musicais adequados.

Os grupos participantes devem fazer entrega de um exemplar da letra e da música a apresentar, até dez dias antes do Encontro, indicando, e sempre que possível, a data e local onde foi feita a respetiva recolha.

A apresentação dos grupos participantes, no dia do Encontro, far-se-á segundo sorteio a realizar no dia 16 de Janeiro, pelas 18h00, no Auditório Municipal.

Todos os grupos participantes têm o direito a um Prémio de Presença, no valor de 150,00 €.

São premiados os três primeiros classificados com montantes de 125,00 €, 100,00 € e 75,00 €, respetivamente, por um Júri constituído por personalidades idóneas a indigitar pela Câmara Municipal de Fafe.