Foi assinado, esta tarde, o Protocolo de colaboração entre o Município de Fafe e a Associação de Defesa dos Direitos dos Animais e Floresta (ADDAF), entidade responsável pelo trabalho de voluntariado no do Canil Municipal. Esta parceria tem como objectivo aumentar os índices de eficácia no funcionamento do Canil Municipal e a criação de uma melhor qualidade de vida para os animais alojados.
Através do Protocolo, o Município compromete-se a comparticipar as acções desenvolvidas pela ADDAF, na melhoria das condições para a estadia dos animais no Canil Municipal, mediante um apoio financeiro de 16 mil euros.
A Câmara Municipal vai continuar a fazer a recolha de animais errantes e suportando os custos do fornecimento de água, luz e recolha de lixos das instalações.
Da mesma forma, o Município cede e vai continuar a emprestar, sempre que necessário e solicitado pela Associação, o veículo adquirido para transporte de animais.
A ADDAF tem, ao longo de vários anos, garantido a realização de campanhas de adopção responsável e promovido acções de esterilização, que são fundamentais no combate à superpopulação dos animais e seu abandono.
Tem igualmente melhorado a limpeza dos espaços do Canil e da área envolvente, gerindo a alimentação e administração de medicação prescrita pelo Veterinário Municipal.
Este Protocolo surge no âmbito do apoio e/ou comparticipação de actividades de interesse municipal, qualquer que seja a sua natureza – social, cultural, desportiva, recreativa ou outra.
Raul Cunha mostra-se satisfeito com o bom relacionamento existente entre as duas entidade, reconhecendo “o excelente trabalho que a ADDAF tem efectuado em prol dos animais no Canil Municipal.
Este Protocolo surge como um reconhecimento público do esforço dos voluntários e do valor do mesmo para o Município e ao nível do bem-estar animal. É, uma vez mais, sinónimo da boa relação que temos com a ADDAF e que queremos manter.”
“É importante consciencializar a população para a esterilização dos animais e o não abandono. Só assim, conseguiremos evitar a proliferação de animais nas ruas. A ADDAF tem desenvolvido esse trabalho, quer através de campanhas, quer aquando do momento das adopções.
Aproveito a ocasião para apelar à sociedade civil para continuar a apoiar a ADDAF nas campanhas de recolha de alimentos e produtos necessários à gestão diária do animal.”, apelou o autarca.