O Município de Fafe volta a promover, pela décima nona vez, o Prémio de História Local “Câmara Municipal de Fafe“, alargando o prazo de candidatura e alterando o dia da entrega.
Assim, nos termos do regulamento aprovado em reunião do Executivo, o prazo de candidatura decorre até ao dia 31 de maio de 2021 e a entrega do Prémio ao autor da obra vencedora ocorrerá na sessão solene de 5 de outubro do mesmo ano.
O prémio visa estimular a pesquisa e investigação em torno da identidade do Município fafense, no passado e nas suas diferentes perspetivas.
Podem concorrer ao Prémio de História Local todos os que o pretendam, residam ou não no concelho, com trabalhos originais e inéditos sobre um ou vários aspetos da história de Fafe, a nível administrativo, político, económico, social, cultural, artístico, religioso ou outro(s).
Na avaliação dos trabalhos serão ponderados aspetos como a utilização privilegiada das fontes primárias, a valorização da originalidade e atualidade dos temas, a clareza e correção da linguagem, a coerência global e a apresentação formal.
Os trabalhos concorrentes terão de ser escritos em português, com o mínimo de 30 páginas.
O Prémio tem o valor pecuniário de 1 000 € e galardoará apenas o melhor trabalho concorrente, prevendo ainda a atribuição de menções honrosas. A Câmara garantirá, além disso, a publicação da obra vencedora na revista cultural Dom Fafes.
Os interessados em concorrer devem remeter quatro exemplares do seu trabalho original, apresentado em folhas de formato A4, a 2 espaços, para Casa Municipal de Cultura de Fafe (Prémio de História Local) – Rua Major Miguel Ferreira – 4820-276 Fafe.
Cada concorrente apenas pode submeter um trabalho a concurso.
De recordar que a última edição do prémio teve como vencedor o trabalho “Gafaria e Capela - Caso de Santo André de Bouças (Golães-Fafe)”, de Maryse Elodie Pires Teixeira.