cartaz-2016.jpg
NÚCLEO DE ARTES E LETRAS DE FAFE PROMOVE CURSO LIVRE SOBRE O PODER LOCAL DEMOCRÁTICO EM FAFE

No próximo dia 12 de Dezembro comemoram-se os 40 anos das primeiras eleições livres para as autarquias locais, realizadas em 1976 e que foram o começo do Poder Local Democrático no nosso país. E com ele o desenvolvimento das aldeias, vilas e cidades em múltiplos aspectos da vida social, económica, cultural, desportiva e associativa, entre outras.

Nessa conformidade, e neste ano de 2016, o Núcleo de Artes e Letras de Fafe organiza em Dezembro o seu III Curso Livre de História Local, em torno exactamente da temática do Poder Local Democrático em Fafe, a propósito das primeiras eleições autárquicas de 12 de Dezembro de 1976.

São três módulos de cerca de duas horas cada, entre 7 e 21 de Dezembro, às quartas-feiras, ao final da tarde (18h00-20h00), no auditório da Biblioteca Municipal de Fafe, com entrada livre.

No primeiro dia, 7 de Dezembro, os historiadores Daniel Bastos e Artur Magalhães Leite, abordarão, respectivamente, "A transição para o Poder Local Democrático em Fafe (1974-1976)” e “A Educação fafense adaptada ao tempo pós 25 de Abril”.

Uma semana depois, no dia 14 de Dezembro, o Professor António Cândido de Oliveira, Catedrático jubilado da Escola de Direito da Universidade do Minho e Director do Núcleo de Estudos de Direito das Autarquias Locais, aborda “O Poder Local em Portugal”.

Finalmente, no dia 21 de Dezembro, tem lugar o último módulo do III Curso Livre de História Local, com um “Breve balanço do Poder Local Democrático em Fafe”, pelo historiador Artur Ferreira Coimbra, seguido de um espaço de “Testemunhos e Experiências dos Protagonistas”, em que se pretende que os Autarcas e ex-autarcas do Município e das Juntas de Freguesia participem, dando os seus testemunhos das realizações, dificuldades, constrangimentos e virtualidades do Poder Local Democrático, a partir das suas próprias experiências.

Estão a ser convidados os Presidentes de Câmara e das Juntas de Freguesia, presentes e passados, para esta acção, que tem o apoio do Município de Fafe e da Junta de Freguesia de Fafe.

De recordar que o Núcleo de Artes e Letras de Fafe levou a efeito em 2010 um curso livre de história local sobre a história de Fafe na I República, e outro em 2013 sobre o impacto da guerra colonial em Fafe, dos quais resultaram duas publicações.