cartaz-curso-livre-historia-local.jpg
NÚCLEO DE ARTES E LETRAS DE FAFE PROMOVE EM NOVEMBRO O IV CURSO LIVRE DE HISTÓRIA LOCAL

Entre os dias 7 e 28 de Novembro, o Núcleo de Artes e Letras de Fafe promove a quarta edição do Curso Livre de História Local, sempre com temas referentes a Fafe, à sua memória, à sua história, ao impacto de eventos nacionais no viver colectivo local. Este ano, as temáticas versadas estendem-se por um período de mais de meio século, desde a Monarquia do Norte (1919) à desagregação do Estado Novo e ao surgimento do 25 de Abril de 1974.

As sessões realizam-se às quintas-feiras, a partir das 18h00, na Biblioteca Municipal de Fafe, com entrada livre.

A primeira sessão acontece esta quinta-feira, dia 7 de Novembro, com o tema “A contra-revolução monárquica na I República: a Monarquia do Norte (1919). Os reflexos em Fafe”, apresentado pelo presidente do Núcleo de Artes e Letras, Artur Coimbra, comunicação em que se abordam as alterações provocadas na administração camarária e nas instituições locais durante os 25 dias em que durou a chamada “monarquia do quarteirão”, entre 19 de Janeiro e 13 de Fevereiro de 1919, há exactamente um século.

Oito dias depois, a 14 de Novembro, é a vez do historiador Daniel Bastos abordar a problemática das “Eleições presidenciais no Estado Autoritário (1949 e 1958): o impacto em Fafe”, aludindo às repercussões que as eleições para a Presidência da República tiveram em momentos chaves da luta contra o Estado Novo, concretamente com as candidaturas de Norton de Matos (1949) e de Humberto Delgado-O General sem Medo (1958).

O terceiro módulo está agendado para o dia 21 de Novembro, sendo abordado o tema “O ensino profissional no Estado Novo e a criação da Escola Industrial e Comercial de Fafe (1959-1974)”, pelo investigador Artur Magalhães Leite, com a colaboração da Associação dos Antigos Professores, Funcionários e Alunos da Escola Industrial e Comercial de Fafe (APPAEIF).

Finalmente, a sessão de 28 de Novembro, abordará “a desagregação do Estado Novo (1969-1974): as eleições de 1969, a guerra colonial e a emigração”, entre outros temas, a desenvolver pelo historiador Artur Coimbra.

De recordar que o Núcleo de Artes e Letras de Fafe levou a efeito em 2010 o primeiro Curso Livre de História Local sobre a história de Fafe na I República, e o segundo em 2013 sobre o impacto da guerra colonial em Fafe, dos quais resultaram duas publicações.

A terceira edição do curso ocorreu em 2016, em torno da temática do Poder Local Democrático, a propósito das primeiras eleições para as autarquias locais, realizadas em 12 de Dezembro de 1976 e do qual sairá uma publicação no decorrer do próximo ano.

Colabora na iniciativa a Câmara Municipal de Fafe.