O Núcleo de Artes e Letras de Fafe vai levar a efeito, em 20 e 21 de Maio próximo, uma iniciativa designada ENCONTROS LITERÁRIOS DE FAFE 2016, sob o lema “A Literatura e as Artes”.
Colaboram na iniciativa o Município de Fafe, a Escola Superior de Educação de Fafe e o Agrupamento de Escolas de Fafe.
O evento arranca na tarde de sexta-feira com uma acção junto de alunos da Escola Secundária de Fafe e que consiste na leitura de textos, debate sobre o tema do colóquio e breve apresentação de obras literárias.
À noite, tem lugar a apresentação da obra “Amar com Palavras”, de Maria Stingl, na Biblioteca Municipal.
É também na Biblioteca que têm lugar os painéis da manhã de sábado, 21 de Maio, a partir das 10h00 e que juntam professores e especialistas na literatura e na sua relação com as outras artes.
O primeiro painel integra as comunicações "Diálogos entre a pintura e a literatura: a descrição da écfrase", pelo Professor Cândido Oliveira Martins e "A 'Marquesa de la Solana' em Francisco de Goya e em Fernando Echevarría", pelo Professor João Amadeu Carvalho, ambos docentes da Universidade Católica Portuguesa.
O debate é moderado pelo Professor César Freitas (Escola Superior de Educação de Fafe).
O segundo painel integra as comunicações “A Imagem Ausente em Matéria de Rosa Maria Martelo”, pelo Professor Pedro Eiras, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e "Pela(s) arte(s) se escreve que existimos", pelo escritor Vergílio Alberto Vieira.
O debate é moderado por Carlos Afonso, docente de literatura da Escola Secundária de Fafe e dirigente do Núcleo de Artes e Letras de Fafe.
O evento, com a duração de três horas e que poderá ser creditado para os profissionais que o queiram, tem como destinatários os educadores de infância, professores de todos os níveis de ensino, escritores e homens de letras e outros interessados.