capa-livro-vitela.jpg
Obra “A Vitela Assada à Moda de Fafe - do pasto ao prato” apresentada na Biblioteca Municipal

Depois de ter sido apresentada aos participantes do V Capítulo da Confraria da Vitela Assada à Moda de Fafe, realizado em 17 de Novembro, a obra “A Vitela Assada à Moda de Fafe - do pasto ao prato, dos investigadores e confrades Artur Coimbra e Paulo Moreira, vai ter um lançamento público exactamente um mês depois, em 17 de Dezembro, na Biblioteca Municipal de Fafe.

A sessão começa pelas 21h30 e é antecedida por um momento musical protagonizado pelo Grupo de Cavaquinhos da Associação dos Antigos Professores, Funcionários e Alunos da Escola Industrial e Comercial de Fafe (AAPAEIF).

A obra começa por investigar a produção da vitela, das raças barrosã, minhota ou cruzada, oriunda de animais na sua maioria criados em sistema extensivo, nos pastos verdes. Por outro lado, inclui, obviamente, a própria receita da vitela assada em forno de lenha, em assadeira ou pingadeira de barro, com a necessária gestão de um tempo lento, para um aspecto tostado, de fazer crescer água na boca.

Inclui ainda um capítulo sobre a vitela na tradição literária fafense, dado que foi objecto de alusões de homens das letras locais, sobretudo poetas, em diferentes momentos do século XX. E a enumeração dos confrades que fundaram a Confraria e os que foram entrando ao longo dos anos, bem como dos corpos gerentes que a orientam.

A obra relata ainda as linhas gerais dos diversos capítulos, momentos festivos da colectividade, bem como dos festivais da vitela assada, realizados até ao ano em curso, que, embora promovidos pelo município, têm o apoio incondicional da Confraria. Finalmente, são reproduzidos os estatutos da agremiação.

E, como nem só de carne vive o simbólico prato, há também lugar para a referência ao saboroso pão de ló e aos doces de gema, bem como ao vinho verde que acompanha na perfeição a degustação do suculento prato, irmanando-se para tornar a refeição num momento de prazer.

A obra, estará à venda, ao preço de 10 euros, já no Mercado de Natal, a realizar entre 19 e 22 do corrente, onde a Confraria se fará representar, bem como em outros locais da cidade.

A Vitela Assada à Moda de Fafe - do pasto ao prato”, obra profusamente ilustrada e inteiramente a cores, tem apoio à edição de diversas empresas, instituições e unidades de restauração.