810_7928a.jpg
Obras de Requalificação do Bairro da Cumieira já iniciaram

245 habitações Intervencionadas

Iniciaram as obras de Requalificação do Bairro da Cumieira. Com um orçamento de 7 milhões de euros, este projeto vai permitir dotar as habitações com melhores condições.
Serão requalificados todos os blocos, com intervenções internas e externas contemplando um total de 245 habitações.
A intervenção exterior prevê a substituição de telhados, colocação de isolamento térmico e acústico e novas caixilharias. Está também prevista a requalificação das zonas comuns.
Nas 195 habitações propriedade do Município  serão realizadas intervenções no interior ao nível da pintura, substituição de pisos, madeiras e portas, novas casas de banho, cozinhas e canalização.

Paralelamente à requalificação das habitações,  está garantida a renovação do Projeto Ei! – Educação para a Inclusão, um projeto implementado no Bairro da Cumieira junto de crianças e jovens, bem como o novo projeto “Trilhos Interculturais”, dirigido à comunidade de etnia cigana.

O Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Raul Cunha, explica que "devido à enorme degradação do Bairro da Cumieira, foi definida a urgência na realização de obras naquele espaço. Esta profunda requalificação transformará as existentes em casas praticamente novas. Esta é uma obra há muito desejada pela população. Estamos muito satisfeitos por tirar este projeto do papel e, finalmente, avançar com as obras. Queremos devolver às famílias condições de habitação mais dignas e confortáveis.

Raul Cunha termina afirmando que "o Município de Fafe reitera a continuidade das políticas que visam o progresso social e proporcionar  melhores condições de vida para os fafenses.  Este projeto verte as políticas que desenhámos para o desenvolvimento do nosso Município, procurando sempre colocar as pessoas em primeiro lugar e, neste caso, ajudá-las naquilo que é um direito consagrado: o direito à habitação, com mais e melhores  condições, proporcionando-lhes uma vida melhor e mais feliz."

Recorde-se que o Bairro da Cumieira é formado por 11 blocos (de “A” a “L”) de 4 pisos, constituídos por habitações de tipologia T2, T3 e T4, que totalizam 245 frações, das quais quatro são destinadas ao comércio e serviços, e 241 fogos habitacionais, dos quais, 195 são propriedade da Câmara .