imagem_1005_0001.jpg
Orçamento Participativo de Fafe tem vencedor

Técnicos dão por concluído processo de orçamento participativo, cujo vencedor, conforme calendarização, foi anunciado no passado dia 4 de Abril.

A votação no Orçamento Participativo do Município de Fafe deu a vitória ao projeto número 7 – “Construção de Abrigos para cães, em módulos”, com 3925 votos.

Depois de cerca de um mês de votações, online e através de assembleias de voto presencial, que decorreram entre os dias 2 de março e 2 de Abril, foram divulgados os votos reunidos por cada um dos 21 projetos.

O projeto vencedor, apresentado por Viviana Ramos, visa resolver, sob a forma de alojamento animal condigno, a questão do crescente número de cães abandonados e errantes existentes em Fafe. Pretende proporcionar uma alternativa ao atual canil municipal, com melhores condições para os animais que são acolhidos.

O projeto consiste na construção de módulos compostos por zona de circulação, arrumos e 10 jaulas, com espaço interior e exterior respetivamente e que possam ser repetidos conforme as necessidades forem surgindo. Inicialmente, a ideia é construir 4 módulos ligados entre si por percursos exteriores, admitindo que, no futuro, mais módulos possam ser implementados.

A construção destes abrigos está orçamentada em 75 000,00 €.

Relembre-se que até ao dia 31 de Janeiro, todas as propostas apresentadas pelos munícipes (total de 27) estiveram em análise técnica pelos serviços municipais, que as adaptaram a projeto (caso necessário) e fizeram os ajustes indispensáveis para garantir as suas condições de execução.

Da análise técnica, resultou uma lista de 21 propostas aceites, que foram a votação, nas áreas da juventude, proteção animal e ambiente.

Raúl Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, mostra-se satisfeito com a adesão dos fafenses a esta primeira edição do orçamento participativo.

“As pessoas votaram em força e manifestaram a vontade de ver construído um novo abrigo para os cães errantes de Fafe, com melhores condições.

Ficamos muito satisfeitos pelo total de votos que reuniu o Orçamento Participativo. A nossa intenção, ao promover esta iniciativa, é precisamente envolver os cidadãos na decisão acerca dos destinos do concelho, dar a possibilidade aos fafenses de escolher a área de aplicação de parte do orçamento da Câmara Municipal.

É igualmente uma forma simples de percebermos a intenção das pessoas e as suas reais necessidades.”