A cerimónia de tomada de posse dos eleitos para os distintos órgãos do Município de Fafe no quadriénio 2017-2021 decorreu, esta tarde, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Os novos órgãos do Município foram empossados pelo Presidente cessante da Assembleia Municipal, Laurentino Dias, que, no seu discurso, confidenciou “a alegria e orgulho por ter presidido a Assembleia nestes 35 anos. Desejo que no exercício do mandato, nas Juntas, na Câmara e na Assembleia, todos os eleitos tenham a maior felicidade. Sejam capazes de colocar o interesse público em frente dos interesses privados. Sejam capazes de pôr o interesse da comunidade em frente dos interesses pessoais.
Depois da investidura dos deputados eleitos para a Assembleia Municipal e dos novos vereadores - um vereador do PSD, quatro do Movimento Fafe Sempre e quatro eleitos pela lista do Partido Socialista - o reeleito presidente da Câmara, Raul Cunha, encerrou a sessão com um discurso prospectivo.
Na sua intervenção, Raul Cunha agradeceu a todos que escolheram “um projecto e uma equipa empenhada e motivada para continuar a renovar Fafe e a conduzir o nosso Município no caminho do progresso e da modernidade.
Garanto-vos que nos entregaremos a esta missão com todas as nossas competências e com toda a nossa capacidade de trabalho.”
“Preocupa-nos como podemos servir mais e melhor Fafe e os fafenses. É nesta atitude de serviço permanente de busca do que é melhor para Fafe, ouvindo todos e procurando contributos para encontrar as decisões e caminhos que melhor ajudam a atingir este nosso objectivo de uma terra mais desenvolvida, mais moderna, mais justa e mais solidária.”
O Autarca, citou a Bíblia, para deixar uma mensagem de esperança aos fafenses, destacando que “Para tudo há uma ocasião certa, há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu...há um tempo de espalhar pedras e um tempo de juntá-las.”
O Presidente recém empossado terminou a sua intervenção enumerando os grandes objectivos estratégicos definidos para os próximos quatro anos.
“Este mandato será caracterizado pela preocupação de, colocando sempre as pessoas no centro das nossas políticas, executarmos os projectos que estão em fase de concretização e que foram preparados no mandato que agora terminou.
Enumero, resumidamente, os projectos da área social, aperfeiçoando os nossos programas sociais de intervenção e dando especial relevância à recuperação do Bairro da Cumieira. Queremos manter o desafio à comunidade educativa para que encontrem e promovam projectos educativos inovadores.
Vamos manter a garantia na melhoria da qualidade do ensino e dos espaços físicos, com as obras de recuperação da Escola Secundária e do Centro Escolar Carlos Teixeira, há tantos anos esperadas.
“A criação da Zona Industrial de Regadas e a construção do Nó de Arões serão também as nossas prioridades. Assim como a promoção do turismo.
Não posso deixar de referir a o sector agrícola, há muitos anos mal acompanhado em Fafe, e que iremos procurar, com a participação dos interessados e das suas Associações, criar condições para poderem crescer e desenvolverem-se. Salientar também a promoção da política ambiental e o alargamento da rede de distribuição de água.
Manteremos o esforço na reforma administrativa do funcionamento da Autarquia, melhorando os serviço de comunicação do Município e aperfeiçoando a resposta aos munícipes.”
O Presidente da Câmara referiu-se ainda às freguesias, assumindo o compromisso de “aprofundar a ligação às freguesias, continuando o processo de descentralização e apoiando as alterações anunciadas pelo Governo.”
Raul Cunha encerrou o seu discurso, garantindo que “estamos motivados e preparados para conduzir os destinos do Município e levarmos este barco a bom porto. De nós, de forma construtiva e empenhada, sermos capazes de criarmos as condições para que o comboio do desenvolvimento não nos passe ao lado. Eu e a minha equipa daremos o nosso melhor!”
Após esta cerimónia, teve lugar, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a primeira sessão da Assembleia Municipal, cuja mesa eleita será composta por José Manuel Martins Ribeiro, Presidente,António Jorge Macedo Pimentel, como 1º secretário, e Maria Mercedes Mendez Y Pardo, 2ª secretária.