dcs_4057.jpg
“Pai das Orelheiras” tem queima marcada no Carnaval em Fafe

Fafe volta a celebrar o Carnaval, revivendo uma tradição que se foi esvanecendo com o passar do tempo e que, em 2015, foi recuperada pelo Município.

A queima do “Pai das Orelheiras” volta, assim, a estar na agenda do Carnaval fafense e encontra-se marcada para o próximo dia 28 de Fevereiro, terça-feira, na Praça 25 de Abril.

As festividades tem início marcado para as 18h00 com o Arruamento de Bombos, seguindo-se, às 19h00, a Folia pelas Ruas e um momento musical protagonizado pela Banda Faz de Conta.

Haverá ainda tempo para recuperar a tradição das bocas e mal dizeres com a iniciativa “No Carnaval, ninguém leva a mal!”

O evento, que vai contar com a presença e colaboração de várias associações recreativas e culturais do concelho, conhecerá o seu ponto mais alto aquando da queima do boneco, de grandes dimensões, ao som da marcha fúnebre, pelas 20h00.

Dança, música e muita animação não faltarão durante a festa que contará também com petiscos e bebidas no centro da cidade.

A juntar a esta iniciativa, Fafe terá, novamente, animação de rua pelas freguesias do concelho – vários desfiles, concursos de máscaras e animação tradicional.

O Presidente da Câmara Municipal, Raul Cunha, destaca a importância de manter vivas as tradições da cidade.

“O ano passado, o mau tempo não permitiu que assistíssemos à Queima do Pai das Orelheiras, mas este ano contamos poder reviver esta tradição, em Fafe.

As cerca de 3000 pessoas que assistiram em 2015 atestam a recetividade que esta festa de Carnaval colheu junto dos fafenses e esperamos poder igualar ou superar esse número na próxima terça-feira.

É importante preservarmos este tipo de tradições, que são uma marca da nossa identidade.”