Muitos foram os fafenses que disseram presente e no sábado se juntaram na Praça 25 de Abril para receber o Pai Natal que chegou de coche e consigo trouxe um saco recheado de luz e cor.
A iluminação de Natal foi ligada no sábado ao final do dia perante centenas de pessoas, na cerimónia que marcou o arranque da animação de natal.
Este ano, o programa está a ser promovido pela Câmara Municipal, em colaboração com a Associação Empresarial de Fafe, e promete um mês recheado de animação, cor e luz nas principais ruas da cidade.
O objetivo é atrair mais visitantes ao centro e ao comércio local. No sábado na inauguração das festividades, o vereador Vitor Moreira explicou que este ano, o Natal terá outro encanto em Fafe. O vereador falou da importância da parceria entre a autarquia e a AEF, no sentido de se conseguirem melhores resultados quer para a cidade, quer para o comércio tradicional.
“Este ano, as festividades de natal foram feitas noutros moldes e pelo que vemos aqui hoje, são já uma aposta ganha. Ainda bem que a Associação Empresarial se juntou à Câmara para dar um bocadinho de cor e alegria a esta festividade”, disse o vereador que salientou ainda a iluminação de Natal, que este ano contempla uma árvore gigante.
“A Câmara fez um esforço e iluminou a cidade para diferenciar esta de outras épocas do ano. Esta tarde marca o arranque de um mês cheio de animação. A nossa cidade está mais bonita, com mais cor”.
De entre as muitas atividades programadas para estes dias, o destaque vai para o “Mercado de Natal”, que se realiza de 19 a 21 de dezembro, na Praça 25 de Abril, onde será colocada uma tenda e onde associações do concelho vão mostrar e vender os seus produtos. A par disso, a tenda terá muita animação, música e teatro.
A tenda onde decorrerá o “Mercado de Natal” foi também o palco escolhido para a realização do tradicional “Encontro de Coros” que, este ano, para além da mudança de local, vai ser alargado aos três dias do certame.
Mas há muito mais para quem visitar Fafe neste mês de dezembro. No próximo domingo, vai realizar-se uma caminhada, que começa no centro da cidade com um Falsh Mob, dinamizado pela Associação Leões do Ferro, e no dia 14, a Praça vai ser palco do DançARA, um espetáculo de dança promovido pela Associação Ara do Bugio.