imagem_1211_0001.jpg
Parque Do Cruzeiro de Silvares S. Martinho inaugurado hoje

O Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Raul Cunha, e o Presidente da Junta de Freguesia, Carlos Alberto Carneiro, inauguraram, hoje, o Parque do Cruzeiro de Silvares S. Martinho.

Localizado perto da Igreja Paroquial, a obra inclui um parque infantil, um espaço com diversos equipamentos desportivos, bancos, mesas e uma churrasqueira.

Para tornar este espaço mais carismático e dar-lhe o nome, foi deslocalizado o Cruzeiro da freguesia, símbolo emblemático, para lá, dando-lhe maior visibilidade.

O Parque representou um investimento na ordem dos 80 mil  euros, sendo construído no período de 30 meses.

A obra, executada pela Junta de Freguesia de Silvares S. Martinho, foi levada a cabo ao abrigo do Protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Fafe e a Junta de Freguesia, que estabeleceu apoios para este protejo de requalificação do espaço.

Trata-se de um espaço único na freguesia, destinado a todas faixas etárias, que abrange uma grande diversidade de atividades e equipamentos.

As crianças têm no local a oportunidade de preencher, de forma diferente e em segurança, os tempos livres e de lazer. Os adultos podem usufruir de um espaço amplo para a prática de exercício físico, através da utilização dos aparelhos desportivos instalados no local.

Este parque pretende ser um importante ponto de convívio e de encontro para a população que dele vai usufruir.

O Presidente da Junta de Freguesia, Carlos Alberto Carneiro, destacou a importância da obra para Silvares S.Martinho.

Quero agradecer a todos aqueles que nos ajudaram a construir esta obra. Foi um projeto que demorou cerca de 3 anos a concretizar, mas que nos enche de orgulho.

Para muitos seria uma utopia ter este equipamento, mas conseguimos com muito esforço e dedicação e, obviamente, com o apoio do Município.

O Parque do Cruzeiro vem colmatar uma falha na freguesia, que não tinha um local especialmente destinado ao lazer, convívio e à prática desportiva.

Tenho a certeza que foi um investimento acertado, de uma utilidade extrema para a população.”

Para o Presidente da Câmara Municipal, Raul Cunha, esta é uma obra importante para a freguesia, uma vez que contempla um conjunto de atividades num único espaço, inexistente até então.

“É com muita satisfação que hoje estamos aqui a inaugurar este espaço. Este Parque é um desejo, de há muito, das pessoas de Silvares. É um equipamento onde as pessoas vão poder cuidar da sua saúde, ocupar os seus tempos livres e de lazer e conviver. É um espaço destinado a toda a população da freguesia, de todas as idades, desde as crianças aos idosos.

O Município tem sempre apoiado as freguesias, porque o esforço que temos que fazer para desenvolver e modernizar Fafe não se resume à cidade, mas sim a todo o conjunto das freguesias.

Por isso, fizemos um contrato com as nossas freguesias e transferimos-lhes de forma regular quase 2 milhões de euros por ano para que possam resolver os seus problemas, acertar contas e fazer investimentos, como este que hoje  inauguramos.

Sabemos bem que a proximidade das Juntas de Freguesia à população e às suas necessidades deve ser valorizada, no sentido de um melhor serviço à população.

Esta ambição de querer desenvolver Fafe, de fazer deste um concelho moderno, onde toda a gente possa viver com felicidade, é uma linha de orientação que nos tem movido desde o início do mandato e que manteremos.”