paulo-carvalho_0242.jpg
Paulo de Carvalho cabeça de cartaz nas Festas do Concelho

Festas em Honra de Nossa Senhora de Antime com oferta para todos

As Festas do Concelho estão de regresso no mês de Julho. Conhecidas como as Festas em Honra de Nossa Senhora de Antime, as comemorações decorrem durante quatro dias (6 a 9 de Julho), com grande animação e um cartaz para todos os gostos.

As festas terão um programa diversificado que abrange música, folclore, desfiles, a marcha luminosa e outros momentos que prometem ser únicos.

Este ano, o cantor português Paulo de Carvalho é cabeça de cartaz, num espetáculo que promete animar a noite de 7 de Julho, Sábado, na Praça Mártires de Fascismo.

O arranque das festividades, a 6 de Julho, é marcado pela inauguração das iluminações decorativas, às 21h00. A Corrida mais colorida e animada de sempre, Fafe a Cores, marca também o inicio das Festas.

Simultaneamente, a partir das 21h30, terá lugar o habitual Encontros de Coros, na Igreja Nova de S. José, e o renovado Parque 1º de Dezembro (junto à Indaqua), ganha vida com os Fados de Coimbra, às 24h00.

A noite é dedicada também à Juventude nas Festas, com a actuação de várias Dj’s, na Rua António Saldanha (Arcada).

No Sábado, a manhã começa bem cedo, com a Arruada de Bombos e Gigantones de Fafe pelas ruas da cidade e, depois, o Passeio de Vespas pelas Serras de Fafe, uma organização do Vespa Clube de Guimarães.

À noite, o palco da Praça 25 de Abril, recebe a XV Mostra de Folclore de Fafe, com a participação de vários grupos de folclore, de diferentes pontos do país. Na Igreja Nova de S. José, decorre o Encontro de Coros.

O grande destaque desta noite vai para a atuação de Paulo de Carvalho, que promete um espetáculo imperdível. O concerto culmina com o espetáculo piromusical que transforma os céus de Fafe numa mancha de cor e movimento.

A música continua noite dentro, com atuação de vários Dj’s. Destaque para a presença em Fafe da dupla de Djs Karetus.

Domingo, 8 de Julho, é, para muitos, o dia mais simbólico destas festas. A procissão em honra de Nossa Senhora de Antime atrai milhares de fiéis, num momento único, carregado de fé e emoção.

Ao início da manhã, a Procissão de Nossa Senhora das Dores sai de Fafe em direção a Antime e a Procissão de Nossa Senhora da Misericórdia sai de Antime para Fafe.

As duas imagens encontram-se, cerca de uma hora depois, na Ponte de S. José e seguem juntas rumo à Igreja Nova, em Fafe.

O tradicional Desfile e Despique das Bandas Filarmónicas de Golães e Revelhe mantém-se como aposta para Domingo à tarde, a partir das 15h00, na Rua António Saldanha. Mais tarde, perto das 21h30, as Bandas juntam-se para uma arruada e abrilhantam as Festas da Cidade até às 24:00.

Ainda no Domingo, decorrerá, a partir das 22h00, o Concurso de Vestidos de Chita, que integra novamente as comemorações, pelo quarto ano, no centro da cidade, recuperando-se uma tradição de há décadas, tão acarinhada pelos fafenses. Ao Concurso, junta-se o Desfile com diversas peças de vestuário e calçado do comércio local e que, este ano, conta com a presença da atriz e modelo, Oceana Basílio.

A marcha luminosa encerra as festas do concelho, na segunda-feira, a partir das 23h00, com o desfile de diversos carros alegóricos, muita música, dança e animação para todos os que assistem.O percurso tem início na Avenida 5 de Outubro, passa pela Praça 25 de Abril, Rua Serpa Pinto e termina na Avenida de Brasil.

Antes, no centro da cidade, haverá muita animação e, no Jardim do Calvário, um espetáculo pirotécnico.

Juventude nas Festas

A programação das Festas do Concelho continua apostar nos mais jovens com um cartaz repleto de animação e surpresas.

A corrida Fafe a Cores dá mote para três dias de festa logo na sexta-feira, a partir das 21h00. A Fafe Cores percorrerá 5 km das principais artérias da cidade, numa corrida onde o objectivo não é a velocidade, o tempo ou as classificações, mas sim proporcionar um momento colorido com muita animação e convívio. Mais tarde, na Arcada, o palco abre-se para Noidz, Los Bandidos, Dupla Mete Cá Setes.

No Sábado, a animação fica a cargo do Dj Nino e Djs Karetus. Domingo, encerramos a Juventude nas Festas com o já habitual Desfile de Moda e Concurso Vestidos de Chita, na Arcada.

O Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Raul Cunha, destaca a aposta deste ano num programa diversificado, que abranja diversas idades e iniciativas.

As Festas em Honra de Nossa Senhora de Antime têm um significado especial para os fafenses e, como tal, temos apostado num programa para todos os gostos e todas as idades.

Queremos que, durante estes dias, Fafe esteja em festa. Esta é uma celebração de todos e estamos certos que temos correspondido às expectativas dos fafenses que, no segundo fim de semana de Julho, acorrem à cidade para confraternizar e viver momentos de alegria e animação. São também muitos os emigrantes que nos visitam por esta altura e, por isso, a nossa preocupação em os “bem receber”. Aproveito para deixar o convite a todos para que se juntem a nós e celebrem connosco as maiores festas do concelho.”