imagem_1158_0001.jpg
Plano de Mobilidade Sustentável Urbano de Fafe apresentado esta manhã

Decorreu, esta manhã, a apresentação preliminar do Plano de Mobilidade Sustentável Urbano de Fafe, que prevê a definição do planeamento estratégico da mobilidade do concelho.

Na apresentação, conduzida pelo Geógrafo Jorge Gorito, e à qual assistiram vários técnicos e funcionários do Município de Fafe, ficaram definidas as três fases de trabalho que passam pela caracterização e diagnóstico, seguidas da estratégia de intervenção, e, posteriormente, a versão final do Plano.

O Plano de Mobilidade Sustentável Urbano de Fafe vai estabelecer quatro paradigmas fundamentais de acção: melhorar as condições de circulação pedonal, promover a utilização de bicicletas, reduzir a velocidade de circulação e apostar na intermodalidade entre os diferentes meios”.

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Raul Cunha:

“Para além de promover a mobilidade urbana multimodal sustentável, utilizando estratégias mais amigas do ambiente e dos cidadãos, este plano é também fundamental, uma vez que reúne os instrumentos necessários para nos candidatarmos a fundos europeus”.

O Vereador do pelouro, José Baptista, explica “este plano pretende também, nesta fase, promover a reflexão sobre a mobilidade, de forma integrada e flexível e, num futuro próximo, criar condições para encontrar uma estratégia de mobilidade flexível que dê resposta às alterações no paradigma social e ambiental.

O objectivo passa, na sua essência, por aumentar as vias cicláveis, promover a utilização de transportes públicos, intervir no centro coordenador de transportes, neste caso, a Central de Autocarros, e promover o uso de transportes menos poluentes.”

Prevê-se que o Plano de Mobilidade Sustentável Urbano de Fafe fique concluído num período de seis meses.