imagem_1120_0001.jpg
Posto de Transformação com mais de 40 anos vai ser demolido

O Município de Fafe vai proceder à demolição do Posto de Transformação (PT) da Praça Mártires do Fascismo (Feira Velha).

Esta era uma aspiração antiga do executivo liderado por Raul Cunha, tendo sido criadas todas as condições, neste mandato, para que a obra fosse executada.

A deslocalização do PT é mais um passo no processo de requalificação do parque da cidade.

O PT é um elemento que se encontrava completamente desenquadrado do actual ambiente urbano, além de prejudicar a requalificação da área envolvente ao parque da cidade. O fornecimento de energia eléctrica desta zona da cidade ficará a cargo de um novo PT, localizado numa zona próxima, mas sem qualquer impacto visual.

A intervenção no Parque da Cidade é uma das ambições do Presidente Raul Cunha que, desde 2014, conseguiu dar uma nova vida a um espaço que não era de todo utilizado pela população.

O espaço conta agora com um Parque Infantil, de 425 m2, um Parque Bio Saudável, com equipamentos de ginásio ao ar livre, mais iluminação e percursos pedonais.

Foram também introduzidas alterações ao trânsito. A via automóvel que liga o parque de estacionamento de Sá ao Pavilhão Multiusos deixou de ser transitável, sendo reconvertida num percurso pedonal e ciclável, com 3m de largura.

Deste modo, para além de possibilitar a ligação das duas áreas de lazer, ampliaram-se os circuitos pedonais combinados com os já existentes e melhorou-se os níveis de segurança para os utilizadores.

Recentemente, iniciaram-se também os trabalhos de construção de lagos artificiais, empreitada que representa um investimento de 150 mil euros.

Para além de refrescar este espaço, a criação destes lagos irá possibilitar a utilização lúdica das suas margens e potenciar a atractividade de diversas espécies de aves. É, de resto, intenção do município o povoamento destes lagos com peixes e patos.

Helena Lemos, Vereadora do Ambiente, enfatiza “o investimento feito no Parque da Cidade, local que queremos que seja ponto de encontro entre os fafenses, pronto a receber famílias inteiras, desde os netos aos avós.

A nossa intenção é criar um espaço aprazível, onde as pessoas podem inclusive praticar desporto e passar os tempos livres. Queremos dar vida ao Parque da Cidade, torná-lo num dos pontos de maior interesse da cidade.”

O Vereador José Baptista salienta a importância da “demolição do PT para a requalificação do Parque da Cidade.”

“Relembro que esta medida, que era uma prioridade, não vai influenciar o fornecimento de energia eléctrica desta zona da cidade, que ficará a cargo de um novo Posto de Transformação, localizado numa zona próxima, mas que não implica qualquer impacto visual.

Aproveitando esta reformulação da rede eléctrica, serão previstos novos circuitos que permitirão o fornecimento de electricidade aos divertimentos e venda ambulante nos períodos festivos, tornando o espaço muito mais funcional.”