paula-nogueira-jose-caldeira.jpg
Prémio de História Local de Fafe galardoa biografia do Médico José Teixeira Guimarães

O Prémio de História Local/Câmara Municipal de Fafe, relativo à sua décima sétima edição, foi atribuído ao texto “Biografia do médico José Teixeira e Castro Guimarães – autor de A Luz electrica (jornal O Povo de Fafe, 1914-1915)”, de Paula Maria Ramos Nogueira, Investigadora/Gestora de projecto (Centro de Física da Universidade de Coimbra), natural e residente em Fafe.

O júri integrou os historiadores Artur Ferreira Coimbra, chefe da Divisão de Cultura, Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Fafe, Artur Magalhães Leite e Daniel Bastos.

Na sua argumentação, considera o Júri que o trabalho satisfaz os requisitos expressos e exigidos no regulamento do Prémio. A mensagem que a autora pretende transmitir ao leitor, acerca do médico e republicano José Teixeira e Castro Guimarães (1870- 1940), que foi também vereador da Câmara de Fafe na I República, é extremamente conseguida pela formulação de uma simbiose do retrato psicológico, cultural, técnico, político, profissional, e até um pouco do retrato físico.

A investigação tem o mérito de dar a conhecer, de forma compacta, toda a problemática ao redor do planeamento da construção da Central Hidroelétrica de Santa Rita (1914), da sua execução, do investimento, localização, aquisição de superestrutura e infraestrutura, controvérsias e demais valências ao redor desta nova tecnologia e recente fonte de energia em Fafe.

O Prémio, que visa estimular a pesquisa e investigação em torno da identidade deste Município, no passado e nas suas diferentes perspetivas, tem o valor de 1 000 Euros e será entregue em 25 de Abril próximo. O trabalho será objeto de publicação em futura edição da revista cultural Dom Fafes.

PAULA NOGUEIRA. © José Caldeira.jpg