dsa_7482a.jpg
Quartel da GNR de Fafe inaugurado esta sexta-feira

O Primeiro Ministro, António Costa, esteve, esta manhã, em Fafe para a inauguração do novo Quartel da Guarda Republicana de Fafe.

Depois da visita à Ramiro & Carvalho, empresa de sucesso na Zona Industrial de Fafe, a cerimónia de inauguração das novas instalações do Destacamento Territoral de Fafe iniciou, com o Comandante Geral da GNR General Silva Couto a abrir a sessão, destacando o esforço e dedicação dos militares de Fafe.

Sr. Comandante e demais militares do Destacamento Territorial de Fafe, sei bem do vosso trabalho e e estou consciente das limitações e dificuldades que têm que superar para levar a segurança e tranquilidade a todos os 340 km2 da vossa área de responsabilidade. Reconheço a vossa dedicação e disponibilidade, registo o vosso profissionalismo e ponderação para ultrapassar as dificuldades inerentes à profissão que abraçaram e os desafios que vos colocam.

Num racional de tentar fazer sempre mais e melhor, exorto-vos a que orientem toda a vossa energia para problemas inerentes à vossa zona de ação e à vossa população. Sei que tudo farão para continuar a merecer a confiança, o respeito e admiração desta comunidade, na senda de uma Guarda moderna e eficaz.”

Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, enalteceu a a importância deste novo quartel para a Fafe, para os profissionais que lá trabalham e para os fafenses.

Esta é uma infraestrutura aguardada há mais de 20 anos e que muitos já duvidavam que fosse possível concretizar. Trata-se de uma infraestrutura de qualidade, que permitirá oferecer, aos profissionais que aqui trabalham e aos cidadãos que a eles recorrem, as condições necessárias que há muito mereciam.

Este novo Quartel, à semelhança do que se passou com o Tribunal de Fafe, que retomou valências que tinha perdido, reconhece a Fafe o seu papel e a sua centralidade nesta território.

O Autarca aproveitou o momento para agradecer a todos aqueles que contribuiram para que a obra fosse possível.

A todo o serviço técnico da Câmara, nas pessoas do Senhor Vereador Engenheiro Vítor Moreira, Arquiteto Nuno Santana e Engenheiro Jorge Teixeira, à empresa responsável pela obra e ainda, porque é de toda a justiça, ao Senhor Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, pelo apoio e ajuda que nos deu enquanto presidente da CIM do Ave para o desbloquear deste processo.”

A cerimónia contou também com a presença da Ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, que destacou “a concretização desta obra só foi possível devido a uma estreita cooperação entre o Governo e o Município de Fafe e, por isso, deixo aqui uma palavra de agradecimento sincerto ao Sr. Presidente da Câmara por toda a colaboração prestada.

A construção deste edifício representou um investimento de cerca de dois milhões de euros e vai dar, aos militares que servem aqui diariamente, melhores condições de trabalho, permitindo também a todos os cidadãos que aqui recorrem melhores condições de acolhimento, atendimento e sensibilidade.”

É graças à entrega e dedicação de todos os militares da GNR que, hoje, podemos dizer, com orgulho, que o trabalho desenvolvido pelos militares, também aqui em Fafe, tem garantido a segurança e o bem estar das populações.”, colmatou.

António Costa encerrou a cerimónia, enaltecendo a determinação e empenho da Câmara Municipal de Fafe na concretização desta obra.

A inauguração das novas instalações do Destacamento Territorial da GNR de Fafe representa uma marca da excelente cooperação entre o Governo e a Administração Local, uma vez que foi o Ministério da Administração Interna quem financiou o equipamento e o Município de Fafe quem, graciosamente, cedeu o terreno.

Gostaria, assim, de enaltecer a determinação, perseverança e empenho colocados pelo Sr. Presidente do Município, Dr. Raul Cunha, na aprovação deste projecto, assim como a forma extremamente dedicada, competente e muito eficiente como acompanhou a sua integral realização.

O Primeiro Ministro aproveitou ainda para referir que “Portugal vem-se assumindo, no contexto europeu e mundial, como um dos países mais seguros. No plano interno, o clima de segurança que vivenciamos permite-nos um quotidiano pautado pela normalidade da vivência social, de paz e tranquilidade públicas; No plano externo, o clima se segurança que experimentamos é uam das assinaláveis circunstâncias que nos tem permitido capitalizar importantes investimentos e a consagração de Portugal, enquando destino turístico de referência.”

O novo destacamento da GNR de Fafe, cuja obra sofreu vários avanços e recuos nos últimos 20 anos, vai agora devolver condições dignas aos militares que, até então, trabalhavam em instalações, com uma localização desarticulada, que não apresentavam as condições adequados, nem aquelas exigíveis para que fosse prestado o serviço público de qualidade.

Este novo Quartel custou cerca de um milhão e oitocentos mil euros e está localizado no início da Rua Serpa Pinto, junto ao Parque da Cidade, com óptimas acessibilidades pedonais e rodoviárias, tendo também a vantagem de ficar próximo do centro da cidade.

Com uma área total de 2988.00 m2, distribuída por três pisos, o quartel contempla no piso -1 uma garagem, vestiário e arquivo, com uma área de 840 m2, no piso 0, a recepção e área administrativa, com uma área de 3 1038 m2 mais 270 m2 do edifício existente. No piso 1, está instalada a área administrativa e alojamentos, numa área de 570 m2 mais 270 m2, no edifício existente. Estas novas instalações permitem a centralização de diversos núcleos operativos num mesmo edifício, melhorando a interação e a comunicação entre os mesmos, nomeadamente o Posto Territorial, Destacamento, Núcleo de Investigação Criminal, Serviços de Proteção da Natureza e Ambiente, entre outros.