Cinco dias de folia pelo concelho
A Queima do “Pai das Orelheiras” volta a estar na agenda do Carnaval fafense e está marcada para o próximo dia 13 de Fevereiro, terça-feira, na Praça 25 de Abril.
Depois de recuperada, em 2015, pelo Município de Fafe, esta tradição regressa à cidade, para agrado de miúdos e graúdos.
As festividades têm início marcado para as 21h00, com a Arruada de Bombos, que contará com a participação de Bombos da ARCO de Santo Ovídio, Bombos da CERCIFAF e do grupo Só Dava Assim, seguindo-se, às 21h15, o ritual de desejos e livramento de males, protagonizado pelo Teatro Vitrine/Grupo Nun'Álvares.
Haverá ainda tempo, antes da Queima do Pai das Orelheiras, para um momento de má língua e a leitura do testamento pelos Restauradores da Granja. A tradicional Marcha fúnebre tem início marcado para as 21h55 e fica a cargo da Banda Faz de Conta.
O evento, que vai contar com a presença e colaboração de várias associações recreativas e culturais do concelho, conhecerá o seu ponto mais alto aquando da queima do boneco, de grandes dimensões, pelas 22h00.
Dança, música e muita animação não faltarão durante a festa no centro da cidade.
Mas, o Carnaval no concelho começa logo na sexta-feira, dia 9, com o Desfile das Escolas que contará com a participação de mais de 2500 de crianças das escolas e jardins de infância do concelho que, vestidas a rigor, desfilarão pelas principais ruas da cidade. Um momento que leva inúmeras pessoas à rua e que alegra o centro da cidade, com muita música, cor, folia e fantasia.
Na segunda-feira, 12 de Fevereiro, é a vez do Baile de Carnaval Sénior. Mais de 200 idosos já confirmaram a sua presença nesta que é uma festa já tradicional e que leva alegria e animação aos nossos seniores. O encontro está marcado para a Casa do Gandião, a partir das 14h30.
A juntar a estas iniciativas, Fafe terá, novamente, muita animação pelas freguesias do concelho – vários desfiles, concursos de máscaras e animação tradicional.
O Presidente da Câmara Municipal, Raul Cunha, destaca a importância de manter vivas as tradições da cidade.
“O Carnaval em Fafe abrange, como é habitual, um conjunto de dias, onde a animação e a folia são as palavras de ordem. As hostes começam com mais de 2000 crianças a desfilar pelas ruas da cidade, animando e dando o novo colorido ao centro da cidade. Durante o fim de semana, vão ser várias as iniciativas em algumas freguesias do concelho, com desfiles, concursos e bailes. Na segunda-feira, alargamos a festa aos nossos seniores, com o já tradicional Baile que acolhe a simpatia de centenas de idosos que se mostram sempre prontos para uma grande tarde de animação.
O momento grande do Carnaval, em Fafe, é a Queima do Pai das Orelheiras, que acontece na noite de terça-feira.
Quando em 2015 recuperámos esta tradição, percebemos que foi muito bem recebida pelos fafenses e, por isso, faz todo o sentido que continuemos esta marca. É importante preservarmos este tipo de tradições, que são uma marca da nossa identidade. Esperamos que este ano o bom tempo permita que tudo corra pelo melhor. Será uma grande festa e todos estão convidados assistir!”
PROGRAMA
21:00 – ARRUADA DE BOMBOS
Bombos da ARCO Santo Ovídio
Bombos da CERCIFAF
Bombos Só Dava Assim
21:15 – RITUAL DE DESEJOS E LIVRAMENTO DE MALES
Teatro Vitrine/Grupo Nun'Álvares
21:35 – MÁ LÍNGUA/LEITURA DO TESTAMENTO
Teatro Versátil /Restauradores da Granja
21:55 – MARCHA FÚNEBRE
Banda Faz de Conta
22:00 – QUEIMA DO PAI DAS ORELHEIRAS
Co-parcerias:
Bombos da ARCO Santo Ovídio
Bombos da CERCIFAF
Bombos Só Dava Assim
Teatro Vitrine/Grupo Nun'Álvares
Teatro Versátil/Restauradores da Granja
Banda Faz de Conta