cartaz-web.jpg
Rock With Benefits está de regresso

Education Rocks promove educação pelas artes juntos de crianças e jovens de Fafe

Dezembro significa o regresso do Festival Rock With Benefits a Fafe. Este ano, a 9ª edição do RWB decorre de 5 a 7 de Dezembro no Teatro Cinema e conta com os espetáculos de António Zambujo, Luísa Sobral, Janeiro e Bárbara Tinoco. Também o Café Avenida e o Willows Live Café regressam como espaços parceiros, recebendo Niki Moss, El Senor, WB, Time for T, IVY, Jepards e Solar Corona.

O Rock with Benefits é um festival de inverno de cariz solidário, promovido pela Time to Do, com o apoio do Município de Fafe, e nascido há oito anos em Fafe. Foi criado com o objetivo de promover a música portuguesa e a oferta cultural do concelho e, por consequência, angariar fundos e alimentos para as famílias mais desfavorecidas do concelho. Este evento foi crescendo e alargando esses apoios a associações e pessoas com necessidades urgentes.

Procurando sempre ajudar mais, as receitas edição deste revertem a favor da Associação de Defesa dos Direitos dos Animais e da Floresta, da Delegação da Cruz Vermelha de Fafe e do jovem fafense Rui. O Rui tem 21 anos e era até há bem pouco tempo um rapaz com todas as capacidades e ambições de um jovem. Neste momento, está muito debilitado e precisa de cuidados constantes. Foi submetido a transplante de medula por causa de uma aplasia medular (a medula dele deixou de produzir glóbulos vermelhos). Infelizmente, por efeito do transplante, surgiram outras doenças que têm vindo a agravar a recuperação do jovem fafense.

Os bilhetes para o Festival Rock With Benefits já estão disponíveis na Loja Interativa de Turismo e na Last2Ticket.

• Education Rocks

O Education Rocks, um ciclo de concertos vocacionados para a educação pelas artes e a formação cultural, mantém-se como uma das grandes apostas do festival para o público escolar.

Este ano, teremos a apresentação dos projetos pedagógicos: A Viagem para a Amizade da Susana Felix, A Floresta e os Legumes da Rita Red Shoes e Amar-te e Respeitar-te do Jimmy P que pretendemos chegar a toda a comunidade educativa.

Viagem para a Amizade!”, tendo como público-alvo os alunos e as alunas do pré-escolar e 1.º ciclo, (neste âmbito o foco será o pré-escolar) pretende transmitir os princípios da Amizade e do Companheirismo, do Combate ao Bullying e da Inclusão e procura sensibilizar os alunos e as alunas para a promoção de comportamentos justos e iguais. Para além da narrativa fantasiada, o projeto inclui 3 músicas, desenvolvidas pela cantora Susana Félix, inspiradas no conteúdo do livro.

Rita e a Floresta e os Legumes” é um projeto pedagógico de promoção de uma Alimentação e Estilos de Vida Saudáveis, dirigido para alunos e alunas do 1.º Ciclo de Escolaridade, desenvolvido pela artista musical Rita Redshoes. A Dieta Mediterrânica, a Roda dos Alimentos, os Alimentos locais e da época, as Técnicas Culinárias saudáveis e tradicionais e o Exercício Físico são algumas das temáticas exploradas no projeto, que chegarão ao público estudantil através não apenas da história infantil, mas também de temas musicados pela Rita e/ou uma peça de teatro, que será a adaptação da narrativa do livro ao teatro.

Amar-te e Respeitar-te” é um projeto pedagógico de combate à Violência no Namoro, desenvolvido com o músico Jimmy P, que visa capacitar e dotar os e as jovens com ferramentas de diagnóstico e de prevenção de comportamentos agressivos nas relações de namoro, dos próprios e/ou dos seus pares. O projeto está direcionado para alunos do 3º ciclo e ensino secundário. O projeto é composto por: livro, 3 músicas criadas por Jimmy P e uma peça de teatro, que é a adaptação das 3 histórias do livro ao teatro.