cartaz.jpg
Rock with Benefits: o festival de inverno que junta música com causas regressa a Fafe

Nos dias 30 de Novembro e 1 de Dezembro, o Rock with Benefits volta a ocupar a cidade de Fafe para trazer música nacional à sala de visitas do Minho.

Aos já habituais Teatro Cinema de Fafe e Café Avenida, junta-se também este ano o Arquivo Municipal de Fafe que vai receber três concertos gratuitos na tarde de sábado.

Outra das grandes novidades deste ano são os espetáculos que antecipam o festival e que têm um caráter mais pedagógico e de aposta na formação de público. EDUCATION ROCKS é o nome do mais recente projeto da TIME TO DO - Associação Cultural.

As noites no Teatro Cinema de Fafe contam nesta edição com um concerto por noite.
Miguel Araújo é um músico, cantor, compositor e letrista português, considerado uma das mais brilhantes mentes da canção pop-rock. Vem ao Rock with Benefits apresentar o seu terceiro disco, “Giesta”. Tiago Nacarato ficou conhecido por todos depois de uma presença num programa de televisão. Já reconhecido das mais diferentes salas do Porto, traz a Fafe as suas influências que cruzam o Atlântico: Vinicius de Moraes, Caetano Veloso ou Chico Buarque.

Marco importante desta oitava edição do festival é o alargar do horário dos concertos. Sábado, dia 1 de Dezembro, as portas do Arquivo Municipal de Fafe abrem-se para receber público, permitindo não só que se descubra salas que estão interditas ao longo do ano, mas também dando palco aos nomes emergentes e de quem mais se ouvirá falar nos próximos anos. Filipe SambadoPrimeira Dama e Mister Roland inauguram esta nova rubrica do festival.

O primeiro dia no Café Avenida conta com gente da casa. Os fafenses Vas Dost vêm apresentar o seu EP Postwaves, que definem como um registo Neo Post-Punk de inspiração britânica. Os vizinhos Paraguaii vêm de Guimarães e completam esta noite de punk e rock. A sua música foi uma vez descrita na Vice como “pop-psico-tropical-com-travo-a-qualquer-coisa-que-às-vezes-parece-blues-agreste”.

No último dia de festival, Jepards e Astrodome tomam as rédeas do Café Avenida.Jepards são também uma banda local que surgir pela necessidade de fugir à monotonia dos fins-de-semana e das inseguranças de jovens adultos. Os Astrodome são uma banda do Porto de influencias psych band instrumental. Riffs difusos, beats ritmados e acordes ecoantes constroem uma viagem para quem se quer perder pelo espaço sideral. A noite termina ainda com André Tentúgal (We Trust) num DJ Set com os seus discos preferidos e o seu gosto eclético e divertido.

O último destaque prende-se com a vertente educacional e pedagógica. Sendo a promoção cultural o pilar deste festival, não podemos descurar a educação pelas artes e a formação cultural de públicos. EDUCATION ROCKS é a maior novidade do festival em 2018 contando com três grandes projetos: Isaura traz o espetáculo Memória ao Teatro Cinema de Fafe para um público sénior; Filipe Pinto leva O Planeta Limpo ao Multiusos de Fafe para as escolas de 1.º ciclo e por fim o projeto Livres e Iguais de Carlão ocupa também o teatro da cidade, sendo dedicado ao 3.º ciclo e ensino secundário.