imagem_1205_0001.jpg
Rock With Benefits regressa em Dezembro

Música aliada à responsabilidade social dá mote ao Festival

Bandas nacionais e locais preenchem o programa

O primeiro fim de semana de Dezembro vai ser muito especial. O Festival Rock With Benefits regressa a Fafe, com um cartaz repleto de boa música e muitas surpresas.

De 1 a 3 de Dezembro, Fafe volta a receber música com causas. São diversos os concertos, as palestras e conferências que preenchem a programação destes três dias que prometem não deixar ninguém indiferente.

O Rock With Benefits conta com um conjunto de espetáculos de bandas nacionais, não deixando de promover músicos naturais de Fafe, presença habitual em edições anteriores.

O Fado dá o mote para este Festival. No dia 1, o Teatro Cinema recebe os concertos de Fado Violado e Fado em Trio. O destaque da 6ª edição do Rock With Benefits vai para a banda Best Youth, a atuar na sexta-feira, dia 2 de Dezembro, a par do concerto do músico Filho da Mãe.

Os concertos no Teatro Cinema terminam no Sábado com a atuação de Glockenwise, GrandFather's House e a banda fafense, The Pende.

Grande parte das actividades vão decorrer no Teatro Cinema de Fafe, sendo algumas deslocalizadas para o centro da Cidade, nomeadamente para o Café Avenida, um espaço parceiro onde o festival fará curadoria de mais concertos e dj set’s em jeito de continuação da noite.

Esta 6ª edição ficará também marcada por um blind concert, no dia 3. Um espetáculo musical de uma pianista com deficiência visual, no qual todo o público será convidado a vendar os olhos e experimentar a sensação de ouvir o concerto sem poder ver.

À música e às causas sociais, junta-se este ano uma nova vertente: Conversas. Apelando ao debate, à discussão e à partilha de ideias, o Rock with Benefits avança com uma ideia já há muito ambicionada. Em busca do (re)encontro entre a população e os mais diversos temas do fórum da atualidade, cria-se um ambiente de troca de informação que se pretende que seja livre, pedagógico e com um cariz social vincado.

Estas Conversas terão lugar na Sala Manoel Oliveira no dia 1 e 2 e vão focar-se na responsabilidade social e no associativismo e os seus benefícios. Os cidadãos serão parte interessada, mas também os empresários serão chamados à conversa.

Recorde-se que o Rock with Benefits é um Festival de cariz solidário, promovida pela associação fafense Time to Do, com o apoio do Município de Fafe, que alia num só evento o entretenimento e a beneficência.

Nesta edição, as receitas revertem a favor de instituições do concelho, a Coopfafe Criar Laços, a Associação de Defesa dos Direitos dos Animais e Floresta, o Lar da Criança de Revelhe e a causa “Vamos Ajudar o Delfim”.

Durante a apresentação deste Festival, Pompeu Martins, Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Fafe, destacou a responsabilidade social aliada a este projecto.

O Rock With Benefits tem sido acompanhado pela Câmara Municipal desde a sua primeira edição. Aquilo que nos uniu mais a este projecto foi a forma como foi pensado de juntar a música às causas e à intervenção social no nosso concelho. Este ano, voltamos a ter instituições e pessoas da nossa terra a serem directamente beneficiárias, o que para nós ainda é motivo de satisfação maior.

Nesta edição, o Rock tem uma casa nova, o Teatro Cinema, com um formato que reforça ainda mais a questão que às causas diz respeito, com um conjunto de conversas, para além dos concertos, que levam as pessoas a reflectirem sobre a responsabilidade social.”

“Esta edição do Rock With Benefits será diferente. O Teatro Cinema vai receber grande parte dos concertos, as instituições parceiras vão ser mais envolvidas e, para além disso, introduzimos um novo espaço de acolhimento, o Café Avenida, e apostamos em trazer esta nova vertente das conversas.

Sendo o Rock With Beneftis um festival socialmente responsável, é fundamental que as pessoas conversem e reflictam sobre temas importantes da sociedade atual.

Nesta edição, reinventámos o Festival, apostamos num cartaz coerente, que vai trazer muita gente a Fafe e que volta a trazer a responsabilidade social para cima da mesa.”, revela Gonçalo Vieira de Castro, responsável pela Associação Time To Do.

Os bilhetes têm um custo de cinco euros mais dois kg de alimentos e estão à venda na Loja Interactiva de Turismo e nas instituições parceiras.