imagem_1180_0001.jpg
Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência em Fafe

Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, esteve, esta manhã, em Fafe, para uma visita à Cercifaf.

Depois de ser recebida na Câmara Municipal de Fafe, seguiu para a instituição, acompanhada pelo Presidente da Autarquia, Raul Cunha, e parte do Executivo Municipal.

Durante a visita, a Secretária de Estado teve oportunidade de conhecer as diversas salas de formação tecnológica da instituição e os diferentes serviços prestados, reunindo, mais tarde, com a Direção da Cercifaf para perceber quais as preocupações e anseios da instituição.

Ana Sofia Antunes considera estas visitas fundamentais para conhecer a realidade das instituições e poder ter conhecimento das suas preocupações e dificuldades.

“Esta visita à Cercifaf permitiu-nos conhecer uma boa experiência. Uma experiência bem implementada no terreno e que tem bastante sucesso e muito para nos ensinar em termos de replicação de modelos e obtenção de resultados.

O propósito desta visita é conhecer, aprender, ouvir as preocupações que, de facto, são algumas e levar daqui um caderno de encargos e ir procurando dar respostas à medida das necessidades desta população.”

No que concerne às preocupações apresentadas pelos responsáveis da instituição, Ana Sofia Antunes, revela que “acima de tudo, as preocupações são respeitantes com os financiamentos da formação profissional, em relação aos quais estamos a trabalhar intensivamente para conseguirmos regularizar a situação rapidamente e conseguir ter um ano 2017 já tranquilo e sereno.

Falamos ainda do contexto e das novas opções que podemos fornecer às pessoas ao nível da transição da formação para o mercado de trabalho ativo, de forma a promover uma maior empregabilidade.”

“Nenhuma instituição pode viver regularmente com este nível de instabilidade e ansiedade em como vai ser o dia de amanhã.

Obviamente que é uma situação que não gostaríamos de ter enfrentado, que não escolhemos, porque houve todo um trabalho de transição de quadros que deveria ter sido feito e não foi e que, portanto, tivemos que assumir do zero.

Mas é um trabalho que assumimos e vamos fazer, porque é nossa obrigação. Não abandonamos as pessoas com deficiência à sua sorte.”, garantiu Ana Sofia Antunes.

Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, agradeceu a presença da Secretária de Estado em Fafe e fez um balanço positivo desta visita.

“Nós temos a sorte de ter em Fafe uma instituição referência nesta área e foi possível fazer uma sessão de trabalho muito produtiva e útil.

Conseguimos fazer um diagnóstico dos problemas concretos que estas pessoas com deficiência encaram e mostrar a realidade da instituição aqui no nosso concelho.”

Lino Silva, Presidente da Direção da Cercifaf, mostrou-se muito satisfeito com esta visita, considerando este diálogo com o Governo fundamental.

“O que hoje aqui fizemos foi manifestar as nossas preocupações que são, no fundo, as preocupações de todas as instituições congéneres do nosso país. Quem trabalha nesta área tem necessidade de se dirigir às entidades responsáveis e, hoje, encontrámos na Secretária de Estado um eco a altura das nossas preocupações e necessidades.

Ficamos com a certeza que as nossas preocupações não vão cair ‘em saco roto’ e haverão, certamente, respostas em breve”.