fernanda-aguiar-pintura.jpg
Sessão cultural na tarde de sábado, no Arquivo Municipal de Fafe com apresentação de livro de poesia e abertura de exposição de pintura

Na tarde de sábado, 2 de Junho, a partir das 16h00, realiza-se uma sessão cultural, no Arquivo Municipal de Fafe, que inclui a apresentação de uma livro de poesia e a abertura de uma exposição de pintura.

A sessão arranca com a apresentação da obra poética “Raízes”, de Pedro Armando Freitas Santos, um autor natural do Porto mas bisneto do “brasileiro” fafense João Alves de Freitas, que mandou construir o palacete onde se realiza a sessão. Professor de hatha ioga e como curso de meditação transcendental, é membro do Conselho de Administração de uma empresa turística.

A obra vai ser apresentada por José Manuel Soares, Professor catedrático da Universidade do Porto, e Gonzalo Navaza, Professor na Faculdade de Filologia e Tradução da Universidade de Vigo, no Departamento de Filologia Galega e Portuguesa.

A sessão inclui depois a abertura da exposição retrospetiva de artes plásticas da pintora fafense Fernanda Aguiar, que revisita as suas diferentes fases ao longo das últimas duas décadas.

Maria Fernanda Oliveira Aguiar é professora do ensino básico aposentada. Só após a aposentação, veio a libertar as aptidões para o desenho e a pintura. Participou em numerosas exposições colectivas em Fafe, Vila do Conde, Felgueiras, Póvoa de Varzim e Póvoa de Lanhoso, entre outras localidades.

Individualmente, expôs pela primeira vez numa unidade hoteleira de Fafe, no ano 1998. Expôs depois em diversos espaços culturais de localidades como Fafe, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Braga, Albufeira, entre outras.

Fernanda Aguiar está representada em inúmeras colecções privadas e públicas da região.

A mostra retrospectiva estará patente até 20 de Junho.