imagem_1168_0001.jpg
Teatro Cinema de Fafe recebeu sessão solene de comemoração da Implantação da República

O Município de Fafe assinalou, ontem, o 106º aniversário da Implantação da República, com uma sessão solene no Teatro Cinema, que se traduziu numa homenagem aos deputados fafenses que integram e integraram, ao longo dos tempos, o Parlamento Português.

Depois de receberem a Fanfarra dos escuteiros de S. Gens no edifício dos Paços do Concelho, onde foi hasteada a bandeira, os convidados deslocaram-se para o Teatro Cinema, onde, além de discursarem o Presidente da Assembleia Municipal, Laurentino Dias, e o Presidente da Câmara Municipal, Raul Cunha, foi apresentado, pelo historiador Artur Coimbra, o livro “Fafe no Parlamento”.

Numa clara homenagem à presença fafense no Parlamento Português, o livro apresenta uma pequena biografia dos vários deputados elencados.

Laurentino Dias relembrou a importância do facto que esteve na origem do actual feriado, mencionando-o como o “primeiro dia de um tempo novo para Portugal”.

“É importante celebrarmos os princípios da República, que é a República do povo, alicerçada na Liberdade e na Democracia. Felicito o Município pelo facto de celebrar este dia com esta sessão solene, mantendo a tradição, que nos deixa tão orgulhosos.

Também o livro que foi apresentado pelo historiador Artur Coimbra é uma forma de se celebrar a missão parlamentar dos deputados fafenses.

Ser deputado é ter a honra de exercer um mandato que vem da decisão e da vontade do povo, trabalhando-se para o progresso do país e desempenhando-se um papel activo no futuro de Portugal. Trata-se de uma aprendizagem que deixa diferente cada pessoa que passa no Parlamento.”

Raul Cunha, Presidente da Câmara, relembrou o “importante passo político-civilizacional” que representou a Implantação da República, há 106 anos.

“Foi, porventura, a par com o 25 de Abril, um dos momentos maiores da nossa hirtória e do património colectivo da nossa sociedade. E celebrar o 5 de Outubro significa recordar os princípios e valores que estiveram na origem do movimento republicano, que permanecem perfeitamente actuais.

Hoje é dia de renovarmos os nossos compromissos com os valores inspiradores da Liberdade, da Igualdade e da Fraternidade. Três desígnios que devemos honrar e que nos devem nortear nesta caminhada e procura permanente de uma sociedade mais justa, menos desigual e mais transparente.”

No que concerne ao livro “Fafe no Parlamento”, o autarca reconheceu-o como “uma forma de homenagem ao espírito de envolvimento e participação cívica característica do movimento republicano e da sua expressão em Fafe.”

Rematou com a enumeração de muitas das que têm sido as políticas colocadas em prática pelo executivo que lidera. “Em Fafe, durante os últimos três anos, após iniciar este mandato na Câmara Municipal de Fafe, tenho procurado encontrar soluções directas, práticas, rápidas para os problemas dos munícipes e proporcionar aos fafenses todas as condições para uma vida com qualidade.

Comemorar a República não é apenas celebrar o passado. É, sobretudo, construir um futuro melhor e mais digno.”