Encontro conta já com meia centena de professores e educadores inscritos
Fafe recebe, nos próximos dias 25, 26 e 27 de Março, o II Encontro Pedagógico de Teatro para a Infância e Juventude.
O evento, que se realiza pelo segundo ano consecutivo, pretende transformar o Teatro-Cinema de Fafe, num espaço privilegiado para acolher o teatro para a infância e juventude em Portugal, especialmente na região norte.
Subordinado ao tema “O Ser Criativo”, o encontro vai contar com especialistas portugueses, espanhóis e brasileiros, pessoas cuja experiência e obra são referências para os educadores e professores que trabalham nas escolas e no ensino geral e que procuram estimular o gosto pela arte e cultura.
Organizado por Fafe Cidade das Artes, plataforma cultural do Município de Fafe, o II Encontro Pedagógico tem como objetivo contribuir para a renovação de pensamentos, experiências e práticas que incentivem a formação de novos públicos.
Durante os três dias, educadores e professores vão ter oportunidade de conhecer diferentes formas de abordar e delinear estratégias que possam incentivar o desenvolvimento da criatividade nos mais jovens e também nas crianças.
Segundo o vereador da cultura da câmara de Fafe, Pompeu Martins, “a autarquia tem vindo a fazer uma forte aposta na cultura e na educação, já que estes são dois pilares estruturantes da constituição de uma sociedade que se quer mais ativa, mais consciente dos seus desafios e com um sentido crítico e de responsabilidade sólidos”.
“Este encontro pedagógico que conta com a participação de especialistas de outros países, fator importante para a partilha de experiências, é revelador do interesse que o concelho e a sua vida cultural começa a despertar fora de portas, o que é extremamente positivo. Estar só culturalmente é um prejuízo para os cidadãos e um retrocesso no que a modernidade tem de positivo para nos oferecer. Os fafenses não correrão esse risco. ”.
Pompeu Martins frisa ainda sobre o evento:
“Tal como no ano passado, este encontro tem na sua génese a preocupação de chamar a atenção para a necessidade da arte fazer parte da vida quotidiana”.
Entre os convidados destaque para Aglaé D’Ávila Fontes, pesquisadora do Teatro na Educação do Brasil, Ana Fernanda Souza, coordenadora do Núcleo de Disseminação da CIPÓ – Comunicação Interativa, mestre em Estudos multidisciplinares da Cultura e jornalista, Rosa Villas-Boas, gestora cultural do SESI Bahia, dirigente do Teatro SESI.
No encontro estará também o professor José Cañas, especialista em Expressão Dramática Infantil e Juvenil, diretor coletivo do Teatro Gianni Rodari, que tem desenvolvido trabalhos e conferências sobre estes temas em toda a Espanha, Nova Iorque, México, Lisboa e Santiago do Chile.
De Portugal, entre outras, marcará presença Sónia Fernandes, programadora/animadora de bibliotecas e de teatro para a infância e juventude.
Durante os três dias, o II Encontro Pedagógico para a Infância e Juventude proporcionará palestras, apresentações, relatos de experiências, oficinas específicas e ainda uma mostra de espetáculos especiais, fruto de pesquisas e experimentações de artistas e criadores nacionais e internacionais.
Neste momento estão já inscritos 95 professores e educadores.
O encontro pedagógico começa no dia 25, às 20H30, com a receção dos convidados, uma primeira palestra com o Frei Fernando Ventura e o espetáculo “Mam’África”.