Homenagem Póstuma a Maria de Lourdes Pintasilgo também vai marcar o Terra Justa
De 18 a 21 de Abril, Fafe volta a receber o “Terra Justa- Encontro Internacional de Causas e Valores da Humanidade.” O encontro internacional este ano irá homenagear o papel da Human Rights Watch (HRW) na defesa dos direitos Humanos e ainda de forma póstuma a ex-primeira ministra, Maria de Lourdes Pintasilgo.
O dia 18 de abril ficará marcado, entre outras iniciativas, pela inauguração de exposições e da abertura do "caminho das causas", uma exposição de rua que pretende alertar o cidadão para os problemas em discussão durante esses dias em Fafe.
O dia 19 de abril ficará marcado por um conjunto de iniciativas em torno da Human Rights Watch, organização não governamental que defende os direitos de pessoas no mundo inteiro.
A HRW Investiga detalhadamente violações de direitos humanos, denunciam os casos que que documentam e procuram junto dos governos e das Nações Unidas, políticas eficazes que promovam os direitos humanos e a justiça.
Em Portugal estará Bruno Stagno Ugarte, Diretor Executivo Adjunto para Advocacia e que antes de ingressar na HRW, teve diversas funções como Ministro dos Negócios Estrangeiros da Costa Rica, Embaixador das Nações Unidas, e colaborou com o Tribunal Penal Internacional. Graduado pela Georgetown University, Sorbonne e Princeton University e autor ou editor de vários livros, capítulos e artigos, incluindo o Conselho de Segurança da ONU na Era dos Direitos Humanos (Cambridge University Press, 2014). Em 2011 foi nomeado Oficial da Legião de Honra.
Actualmente é um dos advogados de maior prestigio na defesa de causas relacionadas com os direitos humanos.
No dia 20 de abril, haverá diversas iniciativas e uma homenagem póstuma a Maria de Lourdes Pintasilgo, que contará com o apoio da Fundação Cuidar o Futuro e com a presença de pessoas próximas daquela que foi a única primeira primeira ministra de Portugal. Conversas de café com quem conheceu bem um dos nomes grandes da nossa democracia, colocação de um texto no mural para perpetuar a mensagem da ex-governante e finalmente uma homenagem póstuma. Dia 21 de abril, em colaboração com o Observatório para a Liberdade Religiosa, decorrerá uma conferência, subordinada ao tema "Religião e Igualdade: desafios da Cidadania".
O Terra Justa terminará com um concerto solidário com Sérgio Godinho.
Seja por via das homenagens, dos debates, das conferências, das inúmeras atividades culturais, das exposições, ou simples conversas de café por onde já passaram várias personalidades que dedicaram a sua vida a uma causa ou que defendem valores universais, o objetivo é que todos paremos para pensar.
Todos os homenageados têm deixado uma mensagem no mural das causas, que só será aberta 25 anos depois, como foi o caso de instituições não governamentais e diversas personalidades como António Guterres, Secretário geral da ONU; Óscar Rodríguez Maradiaga, Cardeal das Honduras, e Presidente (à época) da Caritas International e ainda coordenador do Conselho de Cardeais para a reforma da igreja, criado pelo Papa Francisco ; Maria Barroso, Presidente (à epoca) da Fundação Pro-Dignitate.; Pe. Mussie Zerai (conhecido por ser o 112 do Mediterrâneo e que já salvou centenas de refúgios) ; Tareke Brhane, Presidente do Comitato Tre Ottobre (ativista sobre a questão dos refugiados). ; Amnistia Internacional ; Médicos do Mundo; UNICEF ; Instituto de Apoio à Criança ; Rede Talitha Kum (de apoio a mulheres em risco de vida) ; AGENZIA Habeshia (trabalha com refugiados no Mediterrâneo);Fundação Champalimaud ou as Enfermeiras pára quedistas portuguesas (na guerra colonial).
Assim, como Davos na Suíça, com cerca de 12.000 habitantes, recebe anualmente o Fórum Económico Mundial, também Fafe, uma pequena cidade no norte de Portugal, com 52 mil habitantes, organiza anualmente o Encontro Internacional de Causas e Valores da Humanidade - conhecido como: " Terra Justa ".