tj-post-06.png
Terra Justa - Programa completo

A quinta edição do Terra Justa regressa já na próxima semana a Fafe. O Encontro Internacional de Causas e Valores da Humanidade decorre de 3 a 6 de Abril e traz a debate três grandes temas: a saúde, o trabalho e a liberdade, com a homenagem à Organização Internacional de Trabalho, à Obra Vicentina de Apoio ao Recluso, a Francisco George e António Arnaut, num dia dedicado ao Serviço Nacional de Saúde.

Conheça aqui o programa completo:

TERRA JUSTA 2019 / 3 de abril, Quarta-Feira

Dia dedicado à Organização Internacional do Trabalho (OIT)

10h00

Inauguração Exposição de Rua “Caminho das Causas” | Praça 25 de Abril

11h30

O Futuro e os desafios do Trabalho” Moderação: Carlos Rico (Jornalista SIC) | Café com Letras

15h00 às 16h30

Estudar para quê? O trabalho e o futuro”, com alunos do 10º ao 12º ano de escolaridade | Escola Secundária de Fafe.

16h45

Inauguração Exposição OIT - História da OIT nas duas Primeiras Repúblicas | Arquivo Municipal de Fafe

17h30

Apresentação do livro “Terra Justa 2018” | Café Shake

17h45

Assédio e Violência no trabalho, novas realidades”, com Sara Feio (Divisão dos Assuntos da OIT na DGERT), Fátima Messias (CGTP) e Sara Rego (CIP).

Moderação: Domingos Andrade (Diretor Jornal de Notícias) | Café Shake

18h30

Mural das Causas, colocação de mensagem da OIT, por Helena André (Diretora Executiva da OIT em Bruxelas).

21h30

Homenagem/Conferência Organização Internacional do Trabalho, com Helena André (Directora Executiva OIT Bruxelas), Sandra Ribeiro (Directora-geral do Emprego e das Relações de Trabalho - DGERT), Fernando Sousa Júnior (Escritório de Lisboa OIT), Arménio Carlos (Secretário-geral CGTP), Carlos Silva (Secretário-geral UGT), Francisco Calheiros* (Presidente CTP), José Hernâni Costa (Diretor CCP) e Sara Rego (Representante CIP).

Moderação: Joaquim Franco | Teatro-Cinema de Fafe

TERRA JUSTA 2019 / 4 de abril, Quinta-Feira

Dia dedicado à Obra Vicentina de Auxílio aos Reclusos (OVAR)

11h30

A verdade escondida atrás das grades”, com António Pedro Dores (ISCTE-Lisboa) e Pe. João Gonçalves (Coord. Nac. Pastoral Penitenciária).

Moderação: Inês Leitão (Cineasta) | Café South Africa

14h30

Mural das Causas, colocação de mensagem da Obra Vicentina de Auxílio aos Reclusos, por Manuel Almeida Santos (Presidente da OVAR). | Praça 25 de Abril

15h00

Inauguração Exposição OVAR | Arquivo Municipal de Fafe

15h45

Visionamento do documentário “O padre das prisões”, seguido de debate com a autora/guionista Inês Leitão e o protagonista Pe. João Gonçalves.

Moderação: Pe. José António Carneiro | Arquivo Municipal de Fafe

Iniciativa setemargens.com

18h30

O Sistema Prisional desconhecido”, com Hernâni Carvalho (Jornalista) e Almeida Santos (Presidente da OVAR) | Café Arcada

21h30

Entrega do Prémio “Gente de Paz e de Justiça” ao Pe. João Gonçalves, atribuído pelo Embaixador Terra Justa Frei Fernando Ventura.

21h45

Homenagem/Conferência Obra Vicentina de Auxílio aos Reclusos com as presenças de Manuel Almeida Santos (Presidente da OVAR), Jorge Antunes (Ex–Dirigente da APAR), Belmiro Sousa (Empresário), Pedro Bacelar Vasconcelos* (Presidente Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias ), Rui Albuquerque (Subdirector da Fac. Direito e Ciência Política Univ. Lusófona Porto).

Moderação: Hernâni Carvalho | Teatro-Cinema de Fafe

TERRA JUSTA 2019 / 5 de abril, Sexta-Feira

Dia dedicado ao Serviço Nacional de Saúde (SNS)

11h30

As USF´s como fator de inovação no SNS”, com Carlos Nunes (Presidente da ARS-Norte), Henrique Botelho (Coordenador Nacional para a Reforma Cuidados Saúde Primário). Moderação: Raúl Cunha (Médico e Autarca) | Café Shake

16h00

Mural das Causas, colocação de mensagem de Francisco George e texto de António Arnaut. | Praça 25 de Abril

16h30

Inauguração Exposição “António Arnaut e Francisco George - Duas Figuras marcantes do SNS” | Arquivo Municipal de Fafe

17h45

Portugal sem SNS, que consequências?”, com José Martins Nunes (Ex-Secretário de Estado da Saúde), António Manuel Arnaut (advogado), Francisco George (Ex-Diretor Geral de Saúde).

Moderação: Pedro Pinheiro (Diretor-Adjunto TSF) | Café Shake

21h30

Homenagem a Francisco George, com Henrique Pereira (Diretor da Escola Superior de Oliveira de Azeméis CVP) e Fernanda Rodrigues (Presidente Delegação do Porto da CVP). Homenagem póstuma a António Arnaut, com as presenças de José Manuel Pureza (Professor Universitário e Deputado), José Martins Nunes (Ex-Secretário de Estado da Saúde) e Ana Paula Arnaut (filha de António Arnaut). Moderação: Joaquim Franco | Teatro-Cinema de Fafe

TERRA JUSTA 2019 / Dia 6 de abril, Sábado

10h30

Conferência Religião e Trabalho, com David Munir* (Imã Mesquita Central Lisboa), Deolinda Machado (Sindicalista), José Brissos-Lino* (Pastor Protestante), José Manuel Pureza (Deputado e Professor Universitário), Maria de Fátima Almeida (Pres. Movimento Mundial Trabalhadores Cristãos) e Ricardo Costa (Empresário).

Comentário de Paulo Mendes Pinto (Professor de Ciência das Religiões).

Moderação de Joaquim Franco (Investigador em Ciência das Religiões).

Organização: Observatório para a Liberdade Religiosa / Área Ciência das Religiões Univ. Lusófona | Bar da Praça

12h30

Protocolo e apresentação do Projeto “Clube da Terra Justa”

Parceria Câm. Mun. Fafe e Área Ciência das Religiões Univ. Lusófona | Bar da Praça

Concerto Solidário | Teatro-Cinema de Fafe

* NOTA: Programa sujeito a pequenas alterações de última hora, em função dos convidados/atividades.