dsa_1878a.jpg
“Um Outro Olhar”: Exposição de Pintura de Viana Paredes na Biblioteca Municipal de Fafe

Está patente ao público até final do corrente mês, na Biblioteca Municipal de Fafe, uma exposição de pintura do artista vimaranense Viana Paredes, sob a designação “Um Outro Olhar”.

São 17 obras (óleo sobre tela) e dois bustos em gesso, pretendendo o autor, com a exposição, “dar a conhecer “um outro olhar”, sobre pessoas e objetos, que habitam a nossa memória ou o nosso quotidiano. Imagens, muitas vezes, a preto e branco em espaços construídos a cores; memórias recriadas em contextos inesperados e reveladores. A pintura confronta, evoca, observa-nos. Leva-nos a inevitável reflexão sobre o sentido, o(s) significado(s) que se vislumbra, que se adivinha. A beleza, manifesta-se ao afastar-se do agradável, e, quando se alcança, deverá perturbar, mais do que satisfazer”.

Natural de Guimarães (1955), António Gaspar V. Paredes é diplomado pelas Belas Artes do Porto, tendo concluído o curso de Pintura e Escultura em 1980. Desde esta data que se encontra a lecionar Artes Visuais no ensino secundário na Escola Secundária Francisco de Holanda, em Guimarães.

Participou em exposições coletivas e realizou uma exposição individual na Sociedade Martins Sarmento, em Guimarães (2013).

Tem obra pública de escultura, em diferentes locais daquele concelho, designadamente, um baixo-relevo, retrato de António de Azevedo (junto à CMG); monumento ao Bombeiro de Guimarães e Caldas das Taipas; estátuas de S. Francisco e de S. Gualter (em frente à Venerável Ordem Terceira de S. Francisco, em Guimarães); também peça escultórica patente ao público na Sociedade Martins Sarmento, bem como retrato a óleo do Dr. Santos Simões, na mesma instituição da cidade de Guimarães.

A exposição está patente no horário de funcionamento da Biblioteca Municipal, de segunda a sexta-feira, ao longo do dia (até às 19h00) e ao sábado até às 13h00.