“Um poema por dia nem sabe o bem que lhe fazia” – é este o mote para a iniciativa que vai celebrar o Dia Mundial da Poesia.
A iniciativa organizada pela Biblioteca Municipal tem como objetivo mostrar, em cada dia do mês de março, um poema diferente, de vários autores, muitas vezes desconhecidos, mas com trabalhos interessantes.
Dessa forma, a escolha dos poemas foi feita tendo em consideração a importância do poeta e da sua obra.
A divulgação dos mesmos será feira no blogue da biblioteca: http://bibliotecamunicipaldefafe.blogspot.pt/ e num calendário gigante que será colocado na entrada da biblioteca.
“Li e Gostei” na Biblioteca Municipal
Também na biblioteca, durante este mês, a Biblioteca recebe também a iniciativa “Li e Gostei”, um trabalho que pretende recolher e partilhar opiniões sobre livros lidos.
Com esta iniciativa pretende-se incentivar para a importância da leitura e, ao mesmo tempo, mostrar a importância que os livros representam na formação e educação das pessoas.
Dessa forma, a recolha das opiniões será feita usando um marcador de livro, que terá um título, autor e opinião.
Depois, será efetuada a divulgação dos marcadores com as opiniões e será feita a exposição bibliográfica com os livros lidos e os respetivos marcadores.
Para o vereador da cultura, Pompeu Martins, o dinamismo promovido pela biblioteca é necessário e importante para atrair pessoas e incentivar, desde logo, à leitura.
“Hoje as pessoas são confrontadas com muitas plataformas, com muitas formas de leitura, principalmente em formato digital e, muitas vezes, acabam por não ler, por não conhecer e contactar com o papel. As bibliotecas continuam a ser o local público por excelência para a prática da leitura. A nossa missão é criar todas as condições para incentivar, para cativar, para mostrar a importância da leitura, para o próprio desenvolvimento da pessoa”.