810_8989a.jpg
V Festival de Vitela assada à Moda de Fafe com balanço positivo

A quinta edição do Festival da Vitela Assada à Moda de Fafe terminou, no Domingo, com um balanço muito positivo.

Cerca de 12 mil pessoas deslocaram-se ao espaço de refeição na Praça das Comunidades, notando-se, este ano também, uma grande afluência de visitantes vindos de fora do concelho (Porto, Guimarães, Braga, Vila Real, Coimbra, Setúbal, Santo Tirso, Matosinhos, Gouveia, Aveiro).

Durante os quatros dias de certame, os seis restaurantes presentes conseguiram escoar todo o produto adquirido para o Festival, concordando que o balanço do Festival é positivo, assumindo que as pessoas começam a conhecer o prato, tendo, por isso, uma capacidade de mobilização cada vez maior. Os restaurantes reconhecem que esta é uma aposta ganha, que merece o investimento do Município e deve continuar.

Nota-se ainda que os restaurantes têm já uma relação de proximidade com alguns visitantes, que mesmo vindos de longe, fizeram questão de voltar e agradecer a simpatia, o empenho e dedicação.

Também os quinze expositores presentes na tenda tiveram oportunidade de mostrar e vender os produtos regionais, desde a doçaria tradicional, o artesanato, o fumeiro, produtos biológicos e o vinho verde.

Com um programa alargado a quatro dias, foram vendidas centenas quilos de doces típicos, entre o tradicional pão de ló e os doces de gema.

A animação cresceu este ano, com um programa ainda mais diversificado que abrangeu vários momentos de música, num espaço fora do recinto, que juntou milhares de pessoas.

Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, reconhece que esta “quinta edição do Festival da Vitela Assada à Moda de Fafe foi um sucesso. Durante o fim de semana, criou-se um ambiente fantástico na Praça das Comunidades, com a visita de milhares de pessoas, de Fafe e não só, que puderam comprovar que temos uma gastronomia de excelência.

Fafe quer afirmar-se como uma terra turística e nada melhor que aproveitar as potencialidades da nossa gastronomia para valorizar o concelho e convidar todos a visitar-nos, como fizemos durante este fim de semana prolongado.

Os restaurantes presentes foram incansáveis, mostraram um esforço e empenho notáveis. Os expositores foram também uma grande montra do que de melhor temos em Fafe e, por isso, cabe-nos agradecer a todos por estarem ao nosso lado.”

Achamos que o Festival é um motivo de orgulho para os fafenses que, aproveitam esta altura, para convidar os amigos a vir até Fafe e conhecer o que de melhor o concelho têm. Não apenas ao nível da gastronomia, mas também nas nossas belíssimas paisagens, na nossa cultura e nas nossas tradições.”

O Festival da Vitela Assada à Moda de Fafe é uma iniciativa que merece todo o carinho da comunidade, porque provou ser capaz de atrair pessoas de fora e de dar vida ao nosso território. Este ano, desafiamos também as pessoas a conhecerem o nosso concelho, abrindo ao público vários equipamentos. A Vitela assada foi o mote deste convite que depois se desdobrou, naquilo que carinhosamente apelidamos de ‘Descubra Fafe’.

Foi, sem dúvida, uma aposta ganha.” , rematou.