810_3943.jpg
VI Festival de Vitela assada à Moda de Fafe com balanço positivo

A sexta edição do Festival da Vitela Assada à Moda de Fafe terminou, no Domingo, com um balanço muito positivo.

Durante todo o fim de semana, milhares de pessoas deslocaram-se a Fafe para degustar este ícone da gastronomia local, ultrapassando as melhores expectativas relativas de crescimento do evento. Tal como em edições anteriores, houve uma grande afluência de visitantes oriundos de vários concelhos do país (Porto, Guimarães e Braga, mas também Caminha, Viana do Castelo, Amarante, Penafiel, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, entre outros).

Após os três dias do evento, os restaurantes participantes fazem um balanço muito positivo do Festival, assumindo mesmo que poderá ter sido a melhor edição de sempre. A mobilização em torno do Festival é cada vez maior e as pessoas já associam esta oferta gastronómica ao concelho de Fafe.

Esta edição revelou ainda que muitos dos visitantes são já visitantes habituais de Fafe, ao longo do ano, fruto da realização do festival.

Os quinze expositores presentes tiveram oportunidade de promover, mostrar e comercializar com sucesso os seus produtos (doçaria tradicional, artesanato, fumeiro, produtos biológicos, vinho verde).

A animação, com um programa diversificado, que contemplou vários momentos, juntou milhares de pessoas para assistir aos concertos do Carlos Pires e dos Face B. O espetáculo de “Os Trastes” foi adiado devido às más condições climatéricas e será agendado em breve. No interior do espaço do evento, no Domingo, houve animação musical com o grupo de cavaquinhos da ARPIFAFE.

Em simultâneo, o programa da RTP 'Aqui Portugal', que se realizou no Sábado, dia 12, com uma longa emissão a partir de Fafe, entre as 11:00 e as 20:00, ajudou a promover Fafe, em geral, e a nossa Gastronomia, em especial, tendo contado com a presença de vários personalidades e coletividades locais.

Na ocasião da inauguração deste Festival, esteve também presente, o Presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, que teve a oportunidade de apreciar a qualidade da vitela assada à moda de Fafe tendo manifestado a sua satisfação por “estar em Fafe e fazer parte deste Festival que promove a gastronomia do concelho, um importante atrativo turístico local mas igualmente importante para a afirmação da nossa identidade regional.

Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, reconhece que esta “sexta edição do Festival da Vitela Assada à Moda de Fafe foi um sucesso. Durante o fim de semana, criou-se um ambiente fantástico na Praça das Comunidades, com a visita de milhares de pessoas, de Fafe e não só, que puderam comprovar que temos uma gastronomia de excelência.

Acreditamos que, este ano, recebemos mais pessoas que em anos anteriores. Sabemos que o Festival é, para as gentes de Fafe, um ponto de encontro e de convívio e, daí, a forte adesão a dos fafenses, que fazem questão de convidar os seus amigos de outros concelhos a vir a Fafe nesta ocasião.

Fafe quer afirmar-se como uma terra turística e nada melhor que aproveitar as potencialidades da nossa gastronomia para valorizar o concelho e convidar todos a visitar-nos durante o ano.

Os restaurantes presentes mostraram grande motivação ao longo do evento, não negaram esforços para o seu sucesso e os resultados, naturalmente, apareceram. Agradecemos também aos expositores que se apresentaram nesta iniciativa com grande brilhantismo.

Uma palavra especial para os funcionários do Município de Fafe, que, uma vez mais, com brio e profissionalismo, ajudaram a concretizar este projeto” rematou.