810_3571a.jpg
Vitela Assada à Moda de Fafe | Câmara Municipal e Confraria concluem candidatura ao processo de qualificação

O Presidente da Câmara Municipal, Raul Cunha, e o Vereador do Turismo, Pompeu Martins, receberam nos Paços do concelho uma delegação da Confraria da Vitela Assada à Moda de Fafe para assinalar a conclusão da candidatura ao processo de qualificação que pretende reconhecer e certificar o produto e a forma de o confecionar.

Na ocasião, a Presidente da Confraria, Rosa Maria Oliveira, agradeceu o desafio lançado pelo Município e "a colaboração permanente que tem dado em todo este processo, que de outra forma não teria sido possível".

Recordou que "os efeitos provocados pela pandemia impossibilitaram a realização do Festival da Vitela Assada à Moda de Fafe no ano passado e obrigaram-nos a cancelar vários capítulos da nossa confraria, mas não impediram o desencadeamento do processo de qualificação".

O Presidente da Câmara, Raul Cunha, agradeceu e sublinhou "o trabalho desenvolvido pela Confraria em prol da gastronomia local e a disponibilidade que têm sempre para colaborar".

Segundo o autarca, "este é o resultado de uma aposta continuada do Município num dos seus maiores ex-líbris gastronómicos, que tem ganho dimensão e projeção desde o primeiro Festival da Vitela Assada à moda de Fafe e graças à atividade da Confraria".

O processo de candidatura incluiu a realização de workshops, nomeadamente com o Eng.º João Pereira, sobre ETG, o Dr. Paulo Pachorro, sobre enologia, e com o Chef Hélio Loureiro, dedicado às provas sensoriais.

O processo de qualificação pretende proteger o nome/a marca do produto contra imitações e utilizações indevidas e, relativamente aos consumidores, dar garantias e informação segura sobre as características específicas do prato.