nd5_5252a.jpg
WRC Vodafone Rally de Portugal com retorno de cerca de 5 milhões de euros para Fafe

A edição 2018 do WRC Vodafone Rally de Portugal assegurou, ao concelho de Fafe, um retorno económico direto que se situa entre os 4 533 651 euros e os 4 989 294 euros. Os dados fazem parte de um estudo elaborado pelo Centro Internacional de Investigação em Território e Turismo da Universidade do Algarve, com a colaboração da Universidade do Minho, que analisa os impactos diretos sobre a economia do turismo dos municípios envolvido na organização do Rally de Portugal 2018.

De acordo com este estudo, Fafe arrecadou cerca de 5 milhões de euros em consumos na fileira turística associada ao Rally, que vão desde o transporte, alojamento, alimentação e animação, por parte dos adeptos e também das equipas participantes. O documento aponta ainda que os adeptos podem ter antecipado ou prolongado a permanência para além dos dias efetivos do Rally no concelho, garantindo que “este é um efeito muito importante para a consolidação dos impactos e demonstrativo da realização efectiva do potencial turistico do concelho.”

O mesmo estudo indica que os 13 municípios envolvidos na organização do WRC Vodafone Rally de Portugal promoveram, entre si, um impacto agregado que representa 70,7 % do impacto económico direto total do Rally, disseminado os outros 29,3 % de benefícios pelos restantes municípios da região Norte de Portugal não diretamente envolvidos na organização.

O estudo do Centro Internacional de Investigação em Território e Turismo da Universidade do Algarve conclui que “o concelho de Fafe tem no WRC Vodafone Rally de Portugal um instrumento estratégico de marketing turístico que concretiza o seu contributo ativo para a prossecução de 4 objetivos regionais: Aumentar a atratividade do destino e elevar os seus níveis de notoriedade; Harmonizar e consolidar transversalmente a qualidade da oferta; Melhorar os indicadores do turismo e reduzir as assimetrias entre os destinos; Estimular o espírito colaborativo entre os stakeholders para a adoção de uma abordagem alinhada ao nível do desenvolvimento e promoção do destino.”

Raul Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Fafe, revela queos dados publicados neste estudo são, no fundo, o reflexo do feedback muito positivo que nos tem chegado todos os anos.

O Rally de Portugal é, invariavelmente, uma marca no concelho. É um espetáculo emblemático que mobiliza sempre milhares de visitantes e coloca Fafe no centro do mundo do desporto automóvel.

Esta prova traz um retorno muito considerável e que nos deixa muito orgulhosos. Além dos visitantes que traz a Fafe e que convida a regressar ao concelho no futuro, a nossa terra beneficia também de uma enorme promoção territorial. As pessoas regressam, sempre com a melhor referência do nosso concelho, o que para nós é muito importante.” , conclui.

Recorde-se que o WRC Vodafone Rally de Portugal teve, em 2018, um impacto económico recorde, com 72,9 milhões de euros, mais 1,7 milhões de euros face a 2017. De acordo com o Estudo do Impacto do WRC Vodafone Rally de Portugal na Economia e Turismo, metade do retorno verificou-se em despesa direta assegurada por adeptos e equipas na região onde decorreu a prova do Automóvel Club de Portugal. A relevância do Rally de Portugal para a economia desde 2007, ano em que a prova regressou ao mundial de ralis, registou 1.173 milhões de euros numa perspetiva agregada, contributo que nenhum outro evento desportivo ou turístico organizado anualmente em território nacional atinge.