grupo-recreativo-de-ardegao.jpg
XXXII Encontro de Cantadores dos Reis de Fafe

Em tempos de se cantar os Reis cumpre-se, mais uma vez, a tradição. O Município de Fafe organiza, no próximo domingo, 22 de Janeiro, o XXXII Encontro de Cantadores de Reis.

À semelhança do ano passado, também este ano, a iniciativa decorre em vários locais emblemáticos da cidade, a partir das 15h00.

Os 34 participantes serão organizados em seis grupos, distribuídos, em sorteio, por um primeiro local de atuação – Igreja Matriz, Igreja Nova, Teatro Cinema, Escola Secundária de Fafe, Escola Professor Carlos Teixeira e o Auditório da Câmara Municipal. Esta primeira fase, contará com a atribuição de uma pontuação a cada participante, em função da sua performance.

Antes de se conhecerem os finalistas, os participantes terão de fazer um percurso pela cidade , efetuando algumas paragens para pequenas atuações.

Reunidos no centro da cidade, serão eleitos dois finalistas por cada um dos seis grupos. Os 12 finalistas escolhidos farão uma última atuação, da qual sairá o grupo vencedor. Esta atuação terá lugar no Pavilhão Multiusos e está marcada para as 17h00.

Pompeu Martins, Vereador da Cultura, revela que esta é uma forma manter viva a tradição de se cantar as janeiras.

Este ano, optamos por manter as atuações em diversos locais pela cidade, porque queremos que esta iniciativa assegure a proximidade com os fafenses, que estes a sintam como deles e para eles.

O Encontro de Cantadores de Reis, que já vai na 32º edição, é sobretudo uma forma de preservar a tradição e o património cultural e imaterial de Fafe. ”, afirmou.

Os participantes têm direito a um prémio de presença, sendo que os três primeiros classificados receberão um prémio diferente que será atribuído em função do lugar ocupado na eliminatória (1º, 2º ou 3º classificado).

Listagem de grupos e locais de atuação:

Grupo 1 – Igreja Matriz

- “Amiguinhos de Jesus”- Santa Cristina de Arões

- Grupo de Cavaquinhos dos Bombeiros Voluntários de Fafe

- Grupo de Reis de Arões S. Romão

- Grupo Coral de Santo Estevão de Vinhós

- Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Fafe

- Tuna Estefina- Fafe

Grupo 2 – Igreja Nova

- Grupo Recreativo de Ardegão

- Grupo de Adolescentes e Pais da Fábrica da Igreja Paroquial de S. Martinho de Seidões

- Grupo de Cantares dos Reis do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Cepães e Fareja